Procurar

Europa e EUA concordam em "aumentar pressão" sobre Putin para a paz

O presidente finlandês, Alexander Stubb, assegurou hoje que a Europa e Donald Trump estão de acordo em aumentar a pressão sobre o presidente russo, para que este aceite negociar um acordo de paz com a Ucrânia.

Europa e EUA concordam em "aumentar pressão" sobre Putin para a paz

© Reuters

Lusa
04/09/2025 21:58 ‧ há 1 semana por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

As declarações de Stubb foram feitas no final da reunião da designada Coligação de Voluntários.

 

"O prazo limite que o presidente Trump deu a Putin expirou esta segunda-feira e é evidente que a Rússia não dá qualquer sinal de querer a paz. Tanto durante esta reunião da Coligação de Voluntários como na conversa telefónica de hoje com Trump, estivemos de acordo em que é o momento de aumentar a pressão para levar Putin à mesa das negociações", disse Stubb à imprensa finlandesa.

Acrescentou que a Europa concordou com Trump em que, para deter a maquinaria militar russa, é necessário suspender as compras de petróleo e gás à Federação Russa, incluindo os dois únicos Estados da União Europeia - Hungria e Eslováquia - que continuam a comprar petróleo russo.

Os europeus estão ainda de acordo com Trump em pressionar mais a China: "Estamos de acordo com Trump em que, se queremos deter a maquinaria bélica da Rússia, devemos deixar de comprar petróleo à Rússia e também aumentar a pressão sobre a China", disse.

Destacou ainda que a reunião de Paris e a conversa telefónica com Trump foram "muito proveitosas", uma vez que foram alcançados consensos sobre três assuntos: oferecer garantias de segurança à Ucrânia, aumentar a pressão sobre a Federação Russa, com mais sanções, e forçar Putin a negociar a paz com Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Leia Também: Zelensky discutiu com Trump sanções a Moscovo e proteção dos céus

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10