Procurar

Síria: Curdos alegam travar fuga de familiares do Estado Islâmico

As forças de segurança das autoridades curdas semiautónomas da Síria afirmaram hoje ter impedido uma "fuga em massa" de familiares de terroristas do grupo 'jihadista' Estado Islâmico num campo de deslocados, acrescentando que vão investigar o caso.

Síria: Curdos alegam travar fuga de familiares do Estado Islâmico

© Getty Images

Lusa
03/09/2025 15:39 ‧ há 10 horas por Lusa

Mundo

Síria

Segundo um comunicado das Forças de Segurança Interna, parte da Administração Autónoma do Norte e Leste da Síria (AANES), um total de 56 familiares de 'jihadistas' "tentaram escapar utilizando um veículo de grande porte", mas a tentativa foi impedida pela "vigilância constante" nas instalações.

 

"Um grande número de pessoas foi visto a entrar de forma suspeita no veículo", o que levou ao lançamento de uma operação de acompanhamento que terminou quando tentaram atravessar o portão de entrada principal, explicaram as autoridades curdas, adiantando que todos os ocupantes foram detidos.

"Os detidos foram entregues ao departamento especial de segurança para uma investigação abrangente a fim de determinar as circunstâncias desta operação falhada", declararam as forças de segurança, prometendo "manter a segurança" e "impedir qualquer ato que ameace a segurança do campo e da região".

A AANES, também conhecida como Rojava, que controla um quarto do território sírio, e as Forças Democráticas Sírias (FDS), lideradas por uma milícia curda, têm apelado aos países cujos cidadãos se encontram no campo de deslocados em causa, o al-Hol, para que procedam ao seu repatriamento, mas vários Estados têm retardado o processo, alegando preocupações de segurança.

Os residentes no campo vivem sob péssimas condições de vida em instalações que albergam dezenas de milhares de pessoas e onde, muitas vezes, surgem conflitos internos.

Leia Também: Israel diz ter desmantelado célula do Hamas que queria matar ministro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10