No início do ano, este colosso de gelo, batizado A23a, pesava mais de um bilião (milhão de milhões) de toneladas e cobria mais de quatro mil quilómetros quadrados (Km2), equivalente a mais de metade da superfície do Luxemburgo.
Mas ao derivar para norte, e, portanto, para regiões menos frias do designado Oceano Antártico, viu destacarem-se grandes pedaços.
A sua dimensão é agora de 1.770 km2, segundo uma análise feita pela AFP às imagens de satélite do serviço europeu Copernicus.
"Direi que é o fim. (...) A água está demasiado quente para que possa sobreviver. Está em vias de derreter", disse Andrew Meijers, oceanólogo do Instituto de Investigação Antártica do Reino Unido (British Antarctic Survey), em declarações à AFP.
"Espero que isto continue nas próximas semanas e prevejo que fique irreconhecível dentro de algumas semanas", acrescentou.
O A23a separou-se do continente em 1986 para ficar contido no Mar de Weddell, onde permaneceu ligado ao fundo oceânico durante mais de três décadas.
Em 2020, começou a derivar, arrastado, à semelhança de outros icebergues, pela potente corrente circumpolar antártica.
Voltou a ficar contido em março de 2025, perto da Geórgia do Sul, uma ilha britânica no Atlântico Sul. Então, o receio era que ameaçasse a sobrevivência dos pinguins e leões-marinhos.
Mas voltou a movimentar-se e ganhar velocidade, devido às vagas potentes e às águas menos frias deste oceano.
Os cientistas foram "surpreendidos" por o ver durar tanto tempo. "A maior parte dos icebergues não vão tão longe", uma vez que ficam "condenados" assim que saem da proteção do clima antártico", acrescentou Meijers.
A formação de icebergues é um processo natural, cujo ritmo os cientistas estimam que acelerou, devido à rutura climática global causada pela atividade humana.
Really clear view today of Iceberg A23a's big fragmentation event. Going back through the data, I think it happened on the 25th/26th. Image from NASA/Terra/Modis. Each new fragment is probably big enough to get a US National Ice Center designation. Likely A23g, A23h and A23i. pic.twitter.com/Kafz8FaQeQ
— Jonathan Amos (@JCDAmos) August 30, 2025
Leia Também: Degradação dos solos ameaça agravar aumento dos preços dos alimentos