Procurar

Icebergue (que já foi o maior do mundo) está a "derreter": "É o fim"

Um icebergue gigante que se formou quando se destacou da massa de gelo da Antártida, há 39 anos, e chegou a ser o maior do mundo, está em vias de derreter por as águas estarem mais quentes, apontaram cientistas.  

Icebergue (que já foi o maior do mundo) está a "derreter": "É o fim"

© Reprodução X/ Leon Simons

Lusa
02/09/2025 22:12 ‧ há 8 horas por Lusa

No início do ano, este colosso de gelo, batizado A23a, pesava mais de um bilião (milhão de milhões) de toneladas e cobria mais de quatro mil quilómetros quadrados (Km2), equivalente a mais de metade da superfície do Luxemburgo.

 

Mas ao derivar para norte, e, portanto, para regiões menos frias do designado Oceano Antártico, viu destacarem-se grandes pedaços.

A sua dimensão é agora de 1.770 km2, segundo uma análise feita pela AFP às imagens de satélite do serviço europeu Copernicus.

"Direi que é o fim. (...) A água está demasiado quente para que possa sobreviver. Está em vias de derreter", disse Andrew Meijers, oceanólogo do Instituto de Investigação Antártica do Reino Unido (British Antarctic Survey), em declarações à AFP.

"Espero que isto continue nas próximas semanas e prevejo que fique irreconhecível dentro de algumas semanas", acrescentou.

O A23a separou-se do continente em 1986 para ficar contido no Mar de Weddell, onde permaneceu ligado ao fundo oceânico durante mais de três décadas.

Em 2020, começou a derivar, arrastado, à semelhança de outros icebergues, pela potente corrente circumpolar antártica.

Voltou a ficar contido em março de 2025, perto da Geórgia do Sul, uma ilha britânica no Atlântico Sul. Então, o receio era que ameaçasse a sobrevivência dos pinguins e leões-marinhos.

Mas voltou a movimentar-se e ganhar velocidade, devido às vagas potentes e às águas menos frias deste oceano.

Os cientistas foram "surpreendidos" por o ver durar tanto tempo. "A maior parte dos icebergues não vão tão longe", uma vez que ficam "condenados" assim que saem da proteção do clima antártico", acrescentou Meijers.

A formação de icebergues é um processo natural, cujo ritmo os cientistas estimam que acelerou, devido à rutura climática global causada pela atividade humana.

Leia Também: Degradação dos solos ameaça agravar aumento dos preços dos alimentos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10