Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas na tarde desta terça-feira após um ataque com faca no centro da cidade francesa de Marselha. O autor foi morto a tiro pelas autoridades.
Segundo avançam os meios franceses, o incidente ocorreu pelas 15h00 locais (14h00, em Lisboa) no terraço de um estabelecimento de restauração, localizado perto do Porto Velho de Marselha, numa zona conhecida por ser um foco de tráfico de droga, antes de a polícia intervir rapidamente, de acordo com outra fonte policial..
Entre os cinco feridos, uma pessoa terá ficado ferida com gravidade, tendo sido de imediato transportada para uma unidade hospitalar. No entanto, ainda não foi divulgado o estado das vítimas até ao momento.
O Le Parisien adianta ainda que o suspeito do ataque, que foi morto a tiro pela polícia, é conhecido das autoridades por ter feito comentários antissemitas feitos no passado.
O mesmo meio revela que o autor é um cidadão tunisiano, nascido em 1990 e residente legal em França. Já a BFMTV refere que o homem terá esfaqueado três pessoas dentro de um quarto de hotel.
Autor do ataque tinha sido despejado de hotel por "falta de pagamento"
De acordo com o procurador de Marselha, Nicolas Bessonne, citado pela BFMTV, o autor do ataque tinha sido despejado do hotel onde estava por "falta de pagamento". Esta terça-feira, o homem "regressou ao local, subiu ao quarto onde tinha ficado e esfaqueou a pessoa que o estava a ocupar".
O autor do ataque desceu até à receção e esfaqueou o gerente do hotel "uma ou mais vezes" e "perseguiu o filho do gerente até à rua, esfaqueando-o nas costas".
Depois, dirigiu-se a um estabelecimento de restauração e terá tentado esfaquear os clientes. O procurador acrescentou que o homem tinha na sua posse duas facas e que outras duas pessoas ficaram feridas.
As autoridades e os bombeiros de Marselha ainda se encontram no local, tendo sido estabelecido um perímetro de segurança na zona onde aconteceu o ataque e e duas linhas de elétrico foram interrompidas em parte do percurso.
Une grave attaque a eu lieu dans le quartier de Belsunce à #Marseille. Selon nos informations, cinq personnes ont été blessés, dont une gravement. L’assaillant a été abattu par la police. @actufrmarseille pic.twitter.com/KxoYalk68o
— Thibault Nadal (@ThibaultNadal) September 2, 2025
O ministro do Interior, Bruno Retailleau, está a dirigir-se para o local do ataque e deverá chegar pelas 20h30 locais (19h30, em Lisboa).
"Eles [polícia] tentaram prendê-lo"
Uma testemunha ocular, moradora do bairro, disse à agência noticiosa francesa AFP que a polícia chegou "muito rapidamente".
"Eles tentaram prendê-lo em frente a um restaurante de 'fast-food' e, em seguida, o homem tentou atacar um polícia com uma faca. O polícia gritou 'pare, pare'", acrescentou.
Outra testemunha disse ter visto um homem com "duas facas grandes de talho".
Seria "à priori uma briga na saída de um kebab [restaurante]", referiu uma fonte próxima do caso.
[Notícia atualizada às 16h49]
Leia Também: França emite sete mandados de prisão contra ex-presidente sírio