No final de uma eleição que durou vários meses, Zack Polanski venceu com 20.411 votos contra apenas 3.705 votos para os deputados Adrian Ramsay e Ellie Chowns, que concorreram como dupla.
Polanski era vice-líder desde 2022 e é deputado municipal em Londres desde 2021, mas não tem um lugar no Parlamento britânico.
"Prometo trabalhar todos os dias para garantir justiça ambiental, social, racial e económica. E para aqueles que não votaram em mim, esta é uma democracia, não precisamos concordar em tudo. Só precisamos ter uma causa comum. E assumo o mesmo compromisso com vocês. Trabalharei todos os dias para fazer este partido crescer", afirmou Polanski depois do anúncio.
Polanski, descrito como ecopopulista, disse ser "uma responsabilidade moral absoluta neste momento que o Partido Verde avance com políticas ousadas" e avisou que a ambição "é substituir" o Partido Trabalhista à esquerda do sistema político britânico.
Os Verdes britânicos alcançaram o melhor resultado de sempre nas legislativas de 2024, ao eleger quatro deputados, tendo ficado em segundo em 40 circunscrições eleitorais, 39 das quais atrás do Partido do Trabalhista.
Polanski tem sido criticado por ter defendido, numa entrevista ao jornal Byline Times, que o Reino Unido devia sair da NATO.
Durante a campanha também foi confrontado com uma notícia de 2013 do jornal The Sun, na qual Polanski sugeriu hipnoterapia como solução para mulheres interessadas em aumentar os seios.
Confrontado pela rádio LBC em junho, lamentou o episódio.
Leia Também: Reino Unido vai expulsar estudantes estrangeiros sem visto válido