Um menino de 12 anos morreu esmagado por um bloco de cimento, na tarde da passada sexta-feira, na comuna de Saze, em França. A família já adiantou que irá processar a autarquia.
Segundo a rádio francesa Ici, o alerta foi dado pelas 18h30 locais (17h30 em Lisboa) nas imediações do estádio municipal de Saze.
Ao chegar ao local, os serviços de emergência depararam-se com o menino, identificado como Lenny, preso debaixo de um bloco de um cimento. Após o resgate, apurou-se que a criança estava em paragem cardiorrespiratória e não foi possível reverter a situação.
O Ministério Público abriu uma investigação por homicídio por negligência.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Saze expressou "sinceras condolências à família e entes queridos" de Lenny, "assegurando-lhes todo o apoio neste momento difícil".
"É com profunda tristeza que o município informa a morte de uma criança local, Lenny Tordjeman, ontem, após um trágico acidente", lê-se numa nota, publicada no sábado, nas redes sociais da autarquia, que acrescenta que uma "investigação policial está em curso para determinar as circunstâncias precisas desta tragédia".
Ainda de acordo com a rádio Ici, a família decidiu apresentar uma denúncia contra a autarquia. Em causa está uma "queixa por homicídio por negligência".
Segundo o advogado da família, o incidente ocorreu "numa das entradas do estádio", que "é decorada com dois pilares de cimento, ligados por uma corrente".
O menino, que pesava cerca de 40 quilogramas, estava a brincar com amigos, quando decidiu sentar-se na corrente. Apesar de a criança ser leve, "um dos pilares cedeu e esmagou-lhe a caixa torácica".
Com a queixa, que já foi apresentada em tribunal, a família espera que seja feita justiça para evitar outra tragédia, uma vez que "outras crianças estão em perigo".
O advogado lamentou ainda o comunicado divulgado nas redes sociais, descrevendo-o como "frio" e uma "vergonha absoluta".
"Publicaram um comunicado à imprensa que é uma vergonha absoluta, incompleto, frio e desprovido de qualquer emoção... O presidente nem tentou entrar em contato com meus clientes", frisou.
A autópsia ao corpo do menino será realizada esta terça-feira, 2 de setembro, e o seu funeral deverá realizar-se nos próximos dias.
Leia Também: Após fogos, Espanha vai propor a Portugal pacto para emergência climática