O Vietname comemorou, esta terça-feira, o seu Dia Nacional e o 80.º aniversário de independência do domínio francês com o maior desfile militar das últimas décadas.
O desfile ocorreu na Praça Ba Dinh, na capital Hanói, o mesmo sítio onde, a 2 de setembro de 1945, o líder revolucionário Ho Chi Minh declarou independência.
Segundo a agência de notícias France-Presse, a parada militar deste ano excedeu a do 50.º aniversário da queda de Saigão, que marcou o fim da Guerra do Vietname, e a do 40.º aniversário da independência do país.
O evento juntou cerca de 40 mil militares e civis e contou com tanques, drones, sistemas de radar, mísseis e outras peças de artilharia, além de aviões e helicópteros a sobrevoar os céus.
O presidente do país, To Lam, deu início à celebração com um discurso dirigido aos vietnamitas. "A nossa nação superou inúmeras dificuldades e desafios. O nosso país transformou-se de uma colónia numa nação independente e unida, que continua a caminhar em direção à modernidade", afirmou.
As "dificuldades e desafios" começaram logo após a independência do país, quando as forças vietnamitas enfrentaram os franceses na Primeira Guerra da Indochina. O conflito terminou em 1954 com a divisão do Vietname.
Seguiu-se a Guerra do Vietname, entre o Norte comunista e o Sul apoiado pelos Estados Unidos. A guerra durou 20 anos e terminou em 1975, quando as forças comunistas capturaram Saigão em 30 de abril de 1975 e o país foi unificado.
Durante o seu discurso, o presidente do Vietname prestou homenagem àqueles que morreram na luta pela independência e reiterou o objetivo do Partido Comunista de que, até 2045, o Vietname será uma "nação poderosa, próspera e feliz".
"Queremos ser amigos e parceiros de confiança de todos os países do mundo", sublinhou.
Segundo a agência de notícias The Associated Press (AP), guardas de honra da China, Rússia, Laos e Camboja também participaram no desfile militar, representando as "amizades internacionais" do país.
Pode ver, na galeria acima, imagens do desfile militar.
Leia Também: Aproximação do tufão Kajiki retira trinta mil pessoas de casa no Vietname