Segundo a imprensa estatal chinesa, Vucic chega acompanhado de outros líderes estrangeiros que assistirão à cerimónia, marcada para a Praça Tiananmen, no centro da capital chinesa.
Vucic, que tem visitado frequentemente a China, descreve o país asiático como "o amigo mais precioso" da Sérvia.
Belgrado foi um dos primeiros governos europeus a aderir à iniciativa chinesa Faixa e Rota e, em 2024, os dois países elevaram as relações ao estatuto de "comunidade de futuro partilhado", após a assinatura de uma declaração conjunta entre Vucic e o homólogo chinês, Xi Jinping, durante a visita deste último à Sérvia.
Entre os presentes na cerimónia estará também o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico -- o único líder da União Europeia com presença confirmada --, que afirmou antes da partida que pretende "prestar homenagem a todos os que se sacrificaram na guerra contra o fascismo" e saudar o povo chinês.
São ainda esperadas as presenças dos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que partiu na segunda-feira de Pyongyang a bordo do seu comboio blindado, segundo a diplomacia norte-coreana.
Os presidentes do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, e do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, bem como o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, viajaram para Pequim desde Tianjin (norte), onde participaram recentemente na cimeira da Organização de Cooperação de Xangai.
O desfile começa às 09h00 locais (02h00 em Lisboa) de quarta-feira e deverá durar cerca de uma hora e dez minutos, com a participação de 45 formações militares e um sobrevoo de aeronaves. O Presidente chinês, Xi Jinping, vai proferir um discurso e passar revista às tropas na emblemática Praça Tiananmen.
Nas últimas semanas, Pequim tem estado sujeita a restrições no trânsito, alterações no funcionamento dos transportes públicos e reforço da presença policial, enquanto as autoridades finalizam os preparativos para o evento.
A Segunda Guerra Mundial decorreu paralelamente à invasão japonesa da China (1931--1945) e à guerra civil entre nacionalistas e comunistas (1927--1949), que declararam uma trégua temporária para combater conjuntamente as forças japonesas.
Leia Também: Kim Jong-un vai assistir a desfile militar com Xi e Putin