Procurar

Homem detido após invadir consulado russo em Sydney. Há imagens 

Um homem de 39 anos acelerou contra os portões do consulado russo em Sydney, na Austrália, e acabou detido e acusado de vários crimes. Dois agentes da polícia ficaram feridos.

Homem detido após invadir consulado russo em Sydney. Há imagens 
Anterior Seguinte
Galeria

11 Fotos

© DAVID GRAY/AFP via Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
01/09/2025 10:40 ‧ há 1 dia por Márcia Guímaro Rodrigues

Um homem de 39 anos foi detido após um carro invadir os portões do consulado russo em Sydney, na Austrália, na manhã desta segunda-feira. Segundo a polícia local, dois agentes ficaram feridos no incidente.

 

O alerta para o incidente foi dado pelas 8h00 locais (23h00 de domingo em Portugal), quando um homem "invadiu e arrombou um portão nos subúrbios a leste de Sydney".

"A polícia foi chamada a um local na Fullerton Street, Woollahra, para ajudar a Polícia Federal Australiana e funcionários consulares, após relatos de que um veículo não autorizado havia parado na entrada da garagem", indicou a Polícia de New South Wales em comunicado.

Os agentes foram "informados de que um homem estacionou o seu SUV no local, antes de supostamente saltar a cerca e entrar no terreno das instalações, regressando depois ao veículo".

O comunicado explicou que os polícias tentaram falar com o homem quando estava "sentado dentro do SUV", mas o suspeito "acelerou o veículo", acabando por bater no portão da frente da propriedade, o que causou "danos significativos".

O homem foi depois retirado do veículo pela polícia e detido.

Durante a ocorrência, dois agentes — com idades entre os 22 e 25 anos — sofreram ferimentos leves e foram assistidos por uma ambulância no local.

Segundo a polícia, o homem foi acusado de vários crimes, incluindo invasão de propriedade e resistência a um agente da polícia. 

Segundo o The Guardian, o influenciador pró-Kremlin Simeon Boikov, conhecido como Aussie Cossack, que está refugiado no consulado há cerca de dois anos e meio por ser acusado de agredir um manifestante pró-Ucrânia em Sydney, testemunhou o incidente. 

Esta segunda-feira, foi acordado pelo som das sirenes e pensava que se tratava de um incêndio, até encontrar o veículo no jardim do consulado.

"Do meu ponto de vista, parece uma tentativa de asilo diplomático", disse à publicação britânico.

Também Boris Kragen um cidadão russo de 77 anos, disse ter ficado surpreendido ao ver a rua isolada e vários carros da polícia a bloquear a área ao redor do consulado.

"Vim aqui para tratar de alguns documentos, mas eles [os agentes da polícia] disseram que está fechado, por isso agora estamos à espera", contou.

Pode ver imagens do aparato policial na galeria acima

Leia Também: Crise "é resultado de golpe de Estado na Ucrânia, provocado por Ocidente"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10