Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Confrontos entre manifestantes e polícia junto a reunião do BCE

Forças policiais carregaram hoje em Nápoles sobre alguns dos milhares de participantes no protesto contra a austeridade "Block BCE", que pretendia impedir uma reunião do Banco Central Europeu (BCE).

Confrontos entre manifestantes e polícia junto a reunião do BCE
Notícias ao Minuto

16:27 - 02/10/14 por Lusa

Mundo Nápoles

Os manifestantes concentraram-se nas imediações do palácio napolitano de Capodimonte, no qual se reuniram os governadores dos bancos centrais europeus com os diretores executivos do BCE, incluindo o respetivo presidente, Mario Draghi.

Para evitar que os manifestantes conseguissem o seu objetivo, bloquear a cimeira, um dispositivo policial de 2.000 agentes "blindou" a cidade contra os protestos, em que se ouviram palavras de ordem contra a austeridade e contra aqueles a quem chamaram "assassinos de fato e gravata", segundo a estação televisiva Sky.

Os 'media' italianos noticiaram confrontos entre a polícia antimotim e manifestantes mascarados -- alguns com capacetes -, que formaram uma corrente humana, ao que a polícia respondeu com um canhão de água e gás lacrimogéneo.

Um grupo de manifestantes tirou uma escada de ferro de uma furgoneta e encostou-a à parede do palácio, e alguns subiram-na, até que a polícia direcionou para eles o canhão de água e depois retirou de lá a escada.

Entre os manifestantes havia um grupo de cidadãos ucranianos que se manifestavam contra a União Europeia, que responsabilizaram pela situação no seu país por não agir, indicaram 'media' locais.

Muitas das lojas e bancos da zona encerraram, bem como as escolas mais próximas do local do protesto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório