Procurar

Palavras do chanceler alemão? "Algo que os psiquiatras devem analisar"

A Rússia tem sido acusada, reiteradamente, de campanhas híbridas contra os países ocidentais. As palavras de Merz foram nesse sentido e a diplomacia russa já respondeu, pela voz de Maria Zakharova.

Palavras do chanceler alemão? "Algo que os psiquiatras devem analisar"

© Maksim Konstantinov/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
30/08/2025 15:32 ‧ há 8 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, afirmou, este sábado, que as recentes declarações do chanceler alemão, Friedrich Merz, deviam ser analisadas "por psiquiatras".

 

Em causa está uma entrevista de Merz à estação francesa LCI, na sexta-feira. O chanceler alemão denunciou as tentativas da Rússia de minar a estabilidade social e a opinião pública da Alemanha, nomeadamente através das redes sociais. 

"Putin está a desestabilizar uma grande parte do nosso país", disse Merz. "Já estamos em conflito com a Rússia", atirou. 

Maria Zakharova foi confrontada com estas declarações pela agência estatal russa TASS e atirou: "Acho que isso é algo que os psiquiatras devem analisar: a Alemanha vem a armar o regime neonazi em Kyiv há três anos, incluindo equipamento militar pesado, e agora de repente está preocupada com as redes sociais."

Ontem, recorde-se, os líderes francês e alemão estiveram reunidos e anunciaram que vão fornecer mais defesas aéreas à Ucrânia, após os ataques russos maciços nas últimas semanas. 

"Apesar dos intensos esforços diplomáticos, a Rússia não demonstra intenção de interromper a sua guerra de agressão contra a Ucrânia", sublinharam Paris e Berlim, na nota, após o encontro entre o presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, no sul de França.

Depois da reunião, o chefe de Estado francês garantiu que França e Alemanha continuarão a "pressionar" para que sanções adicionais sejam impostas à Rússia para forçar Moscovo a negociar o fim da guerra na Ucrânia.

Já Friedrich Merz afirmou que é "evidente que não haverá qualquer encontro" entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o homólogo russo, Vladimir Putin, num futuro imediato.

"É evidente que não haverá qualquer encontro entre o presidente Zelensky e o presidente Putin, ao contrário do que foi acordado entre o presidente [norte-americano, Donald] Trump e o presidente Putin", afirmou o líder alemão ao lado do chefe de Estado francês. 

Um possível encontro entre os dois beligerantes foi algo defendido por Trump, que se reuniu com Putin no Alasca e com Zelensky e vários líderes europeus na Casa Branca, em Washington.

Tanto Moscovo como Kyiv têm-se acusado mutuamente de não quererem negociações e colocar um fim ao conflito, numa fase da guerra em que a Rússia prossegue os seus ataques a alvos civis em várias zonas da Ucrânia, incluindo na capital ucraniana, e controla cerca de 20% do território do país que invadiu em 2022.

Após as reuniões com Trump foi discutida a possibilidade de uma cimeira bilateral (Putin-Zelensky) e de uma trilateral que incluiria também o líder norte-americano.

Alguns países europeus, como a Áustria e a Suíça, ofereceram as suas capitais para receber os líderes e alguns meios de comunicação social norte-americanos e húngaros levantaram a possibilidade de Budapeste poder ser uma opção para estas negociações.

Desde então, Donald Trump admitiu que reunir Putin e Zelensky seria como juntar "azeite e vinagre" e admitiu que "preferia não estar presente" nas negociações.

Zelensky tem frisado por diversas vezes após os ataques russos que têm visado o território ucraniano que Moscovo tem demonstrado que não está disponível para o diálogo.

Leia Também: Zelensky alerta que Rússia está a preparar nova ofensiva em grande escala

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10