Um turista espanhol filmou-se a dar cerveja a um elefante na reserva natural de Ol Jogi Conservacy, no condado de Laikipia, no Quénia. As autoridades do país e o santuário lançaram uma investigação ao caso, depois de o vídeo ter gerado indignação nas redes sociais.
As imagens foram captadas no ano passado, segundo confirmou o Ol Jogi Conservacy à BBC.
No vídeo, que foi partilhado pelo próprio turista, o homem mostrava-se a beber uma lata de cerveja que, depois, ofereceu ao animal. A publicação gerou uma onda de indignação, acabando por ser eliminada.
O elefante retratado era Bupa, um macho que foi resgatado no Zimbabué, em 1989, e levado para a reserva, com oito anos.
O Ol Jogi Conservacy disse àquele meio que as ações do homem são “inaceitáveis, perigosas e completamente contra” os seus valores enquanto instituição, estando a investigar o caso.
“Isto nunca deveria de ter acontecido. Somos uma reserva natural e não podemos deixar que aconteça. Nem sequer deixamos as pessoas aproximarem-se dos elefantes”, disse um funcionário.
Spanish tourist in Kenya gives beer to elephant
— MustShareNews (@MustShareNews) August 29, 2025
The incident is being investigated by the Kenya Wildlife Service and the relevant authorities. pic.twitter.com/teut0sYhax
O Serviço de Vida Selvagem do Quénia também está a investigar, disse o porta-voz Paul Udoto à BBC.
O santuário, que se considera pioneiro na reabilitação de animais órfãos e na sua reintegração na natureza, acolhe cerca de 500 elefantes.
Leia Também: Idosa de 88 anos concretiza "sonho" e enfrenta torre de queda livre. Veja