Procurar

Presidente de Moçambique de quer reforço da cooperação com o Ruanda

O presidente de Moçambique, Daniel Chapo, manifestou hoje interesse em estreitar as relações de cooperação com o Ruanda nas áreas de economia e comércio, afirmando a necessidade de operacionalizar os instrumentos já assinados entre dois países.

Presidente de Moçambique de quer reforço da cooperação com o Ruanda

© Lusa

Lusa
27/08/2025 22:18 ‧ há 7 horas por Lusa

"O Presidente, [Paul] Kagame e eu tivemos encontros (...) onde avaliamos o atual estágio de cooperação bilateral e concluímos que as nossas relações atravessam um bom momento. Entretanto, notamos que há necessidade de operacionalizar os instrumentos já assinados entre os nossos dois países, bem como reforçar as relações bilaterais na vertente económica e comercial", disse Daniel Chapo, que chegou hoje ao Ruanda para uma visita de dois dias, a convite do homólogo, Paul Kagame.

 

Segundo o chefe de Estado moçambicano, já foram identificadas as áreas prioritárias para o reforço das relações entre os dois países africanos que incluem segurança, agricultura, comércio, indústria e investimentos.

Por outro lado, Kagame reiterou que Moçambique e o Ruanda têm muito em comum "e para oferecer um para o outro".

"Estamos felizes que vão visitar algumas das nossas indústrias-chaves e conhecer membros do nosso setor privado. Essa é uma boa oportunidade para centralizar a nossa rede de negócios para o benefício das nossas nações", afirmou.

O Presidente garantiu ainda estar confiante que Moçambique e Ruanda estão no caminho certo, cultivando "a já excelente" parceria.

Atualmente, os dois países cooperam, principalmente, na área militar com uma força de mais de dois mil militares ruandeses no combate desde 2021 aos grupos extremistas que operam na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, protegendo nomeadamente a área em que a francesa TotalEnergies tem nesse empreendimento para explorar GNL, após acordo entre os dois governos, segundo dados oficiais.

Esta força começou a ser reforçada em abril de 2024, na sequência da saída progressiva da missão militar dos países da África austral.

Leia Também: Número de casos de mpox em Moçambique sobe para 66 e suspeitos para 810

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10