A resolução, apresentada pelo primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, "autoriza a concessão de um donativo no valor de 10 milhões de dólares à República portuguesa, destinado a apoiar a recuperação dos danos causados pelos incêndios", pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros.
No comunicado, o Governo timorense expressa também a sua solidariedade com as autoridades e povo portugueses face aos "graves incêndios florestais".
Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
Os fogos provocaram quatro mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, alguns com gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, ao abrigo do qual dispõe de dois aviões Fire Boss, um helicóptero Super Puma e dois aviões Canadair.
Segundo dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) até hoje arderam cerca de 250 mil hectares no país.
Leia Também: Mais de 100 operacionais no combate ao fogo em Arcos de Valdevez