Procurar

Autoridades do Irão matam 13 militantes da minoria baluchi no país

As forças de segurança do Irão mataram 13 membros de uma organização da minoria étnica baluchi em três operações separadas no sudeste do país, informou hoje a televisão estatal iraniana.

Autoridades do Irão matam 13 militantes da minoria baluchi no país

© Reuters

Lusa
27/08/2025 09:40 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Irão

O relatório oficial divulgado pela televisão refere que oito dos militantes baluchi mortos faziam parte de um grupo que matou cinco polícias na passada sexta-feira.

 

Os meios de comunicação iranianos atribuíram o assassinato ao grupo militante sunita Jaish al-Adl, que se descreve como uma organização que "procura maiores direitos" para a minoria étnica baluchi.

A estação de televisão oficial iraniana, afirmou que os confrontos entre as forças de segurança do Irão e os ativistas armados ocorreram em três cidades diferentes da província Sistão-Baluchistão, no sudeste do território iraniano.

Segundo as autoridades iranianas outros membros da organização foram detidos na operação, acrescentando que tanto a polícia como membros paramilitares da Guarda Revolucionária do Irão participaram na operação.

Na província de Sistão-Baluchistão, na fronteira com o Afeganistão e o Paquistão, ocorrem ocasionalmente confrontos mortais envolvendo grupos militantes, traficantes de droga armados e forças de segurança iranianas.

Leia Também: Irão está a negociar para evitar sanções dos países europeus

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10