Procurar

EUA querem que Líbano efetive desarmamento do grupo Hezbollah

A enviada dos Estados Unidos Morgan Ortagus afirmou hoje, em Beirute, que as autoridades do Líbano devem agora traduzir em ações a decisão de desarmar o grupo xiita libanês Hezbollah.

EUA querem que Líbano efetive desarmamento do grupo Hezbollah

© KARIM JAAFAR/AFP via Getty Images

Lusa
26/08/2025 14:08 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

EUA

"Todos nós fomos muito encorajados pela decisão histórica do governo há algumas semanas, mas agora não se trata apenas de palavras, mas sim de ação", afirmou Ortagus.

 

A responsável norte-americana falou após uma reunião entre uma delegação dos Estados Unidos e o Presidente libanês, Joseph Aoun.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse estar pronto para uma "redução gradual" das tropas israelitas no Líbano, caso o governo libanês levasse avante o plano de desarmar o Hezbollah, apoiado pelo Irão.

"Israel está pronto para avançar passo a passo. Podem ser pequenos passos (...), passos de bebé, mas estão prontos para avançar passo a passo com este governo" libanês, acrescentou Morgan Ortagus.

"Portanto, a cada passo que o governo libanês der, vamos encorajar o governo israelita a fazer o mesmo", disse Ortagus.

O enviado norte-americano Tom Barrack, que fazia parte da mesma delegação dos Estados Unidos, sublinhou que o exército e o governo libaneses deviam apresentar um plano concreto, até final do mês, para o desarmamento do grupo xiita, que ficou enfraquecido após a intensificação dos conflitos com Israel no ano passado.

"Assim que [os israelitas] virem isso, farão uma contraproposta sobre a retirada e as garantias de segurança nas fronteiras", explicou Barrack.

"O que Israel disse, o que é histórico, é que não querem ocupar o Líbano", acrescentou Barrack, explicando que as autoridades israelitas estavam à espera para "ver qual é o plano para realmente desarmar o Hezbollah".

O líder do Hezbollah, Naim Qassem, reafirmou na segunda-feira a recusa do movimento em entregar as armas.

Em 05 de agosto, Sob pressão dos Estados Unidos e entre receios de uma intensificação dos ataques israelitas, o governo libanês encarregou o exército de preparar um plano para desarmar o movimento xiita, fundado e financiado pelo Irão, até ao final de 2025.

Esta decisão faz parte do cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos, que pôs fim a mais de um ano de conflito entre o Hezbollah e Israel, em 27 de novembro de 2024.

Leia Também: Médio Oriente: António Guterres reafirma apelo para cessar-fogo imediato

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10