Procurar

Espanha declara catástrofe em áreas afetadas por 113 grandes fogos

O Governo de Espanha declarou hoje zonas de catástrofe as áreas afetadas por 113 grandes incêndios no país nos últimos dois meses, 15 dos quais continuam ativos, disse o ministro da Administração Interna, Fernando Grande-Marlaska.

Espanha declara catástrofe em áreas afetadas por 113 grandes fogos

© MIGUEL RIOPA/AFP via Getty Images

Lusa
26/08/2025 12:42 ‧ há 2 horas por Lusa

A declaração foi aprovada pelo Conselho de Ministros, numa reunião em Madrid, e engloba outras cinco zonas afetadas também nos últimos dois meses (desde 23 de junho) por temporais e episódios de chuvas intensas, que causaram inundações, disse o ministro, que considerou estarem causa impactos e eventos consequência das alterações climáticas.

 

"É evidente que é uma das maiores catástrofes ambientais dos últimos anos", afirmou Fernando Grande-Marlaska, numa conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros que aprovou a declaração de "zonas gravemente atingidas por uma emergência de proteção civil" (a designação oficial para zona de catástrofe) para 118 territórios de 16 das 17 regiões autónomas de Espanha (todas menos o País Basco).

Num momento em que os fogos se mantêm ativos, o ministro disse ser ainda precipitado avançar com um balanço de áreas ardidas e "danos pessoais em infraestruturas e em bens públicos e privados", afirmando apenas que, "sem dúvida alguma, são elevados".

A declaração de zona de catástrofe, no quadro da lei da proteção civil espanhola, permite precisamente fazer um levantamento e avaliação de danos e abrir de imediato "a via" para os pedidos de ajuda, que se traduzem em apoios financeiros diretos ou benefícios fiscais e no âmbito da segurança social, segundo limites estabelecidos na legislação, explicou Grande-Marlaska.

Espanha já foi atingida este verão por três grandes ondas de incêndios (em junho, julho e agosto, esta última ainda ativa), disse o ministro.

Os fogos mataram quatro pessoas e já queimaram cerca de 400 mil hectares em Espanha em 2025, um recorde anual no país, de acordo com os dados, ainda provisórios, do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS), que tem registos comparáveis desde 2006.

Na última semana, surgiram críticas do Partido Popular (PP, direita) ao Governo, liderado pelo socialista Pedro Sánchez, de que não foram mobilizados de forma expedita os meios solicitados pelas regiões autónomas (que têm a tutela da proteção civil e de combate aos fogos) ou de demora na ativação do mecanismo europeu de proteção civil.

O ministro da Administração Interna voltou hoje a rejeitar estas críticas e sublinhou que o Governo, "de forma proativa", e ainda antes de ter pedidos dos executivos regionais, mobilizou meios nacionais e ativou o mecanismo europeu de proteção civil, o que resultou no envio do maior dispositivo de ajuda internacional a Espanha desde 1975.

Espanha tem um sistema de proteção civil "com homens e mulheres formados", acrescentou Grande-Marlaska, admitindo que, porém, pode haver sempre "perspetiva de evoluir e melhorar" e considerando que o debate proposto pelo primeiro-ministro para um "pacto de Estado sobre as alterações climáticas" será o momento adequado para uma reflexão nesse sentido, nomeadamente as "medidas necessárias para melhorar todas as fases" (prevenção, recuperação e coordenação entre níveis de administração).

O Governo de Espanha criou também esta manhã uma comissão interministerial para o pacto de Estado sobre as alterações climáticas, como já tinha anunciado na semana passada o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, durante visitas a zonas afetadas pelos fogos.

A deflagração e propagação dos grandes incêndios deste mês coincidiu com a mais longa e mais intensa onda de calor em Espanha desde que há registos (1975), realçou Fernando- Marlaska.

[Notícia atualizada às 14h05]

Leia Também: Fogo em Quintelas na serra do Alvão em resolução

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10