Uma explosão, esta manhã, numa fábrica de material explosivo em Curitiba, no Brasil, fez vários feridos e várias pessoas estão desaparecidas.
A explosão registou-se na Enaex Brasil pelas 5h50 [cerca das 9h50 em Portugal Continental].
Segundo o G1, a fábrica funciona 24 horas por dia, o que significa que várias pessoas se encontravam no local. Não existe ainda dados concretos sobre o número de vítimas, mas sabe-se que pelo menos oito pessoas se encontravam dentro das infraestruturas.
Vários edifícios nos arredores sofreram danos materiais e o som da explosão foi ouvida noutras cidades dos arredores, como Piraquara, Colombo e Campina Grande do Sul.
Explosão em fábrica de explosivos deixa feridos em Curitibahttps://t.co/qdpIs2ML6S pic.twitter.com/UkxEqxDZK8
— Portal Agora 1 (@portalagora1) August 12, 2025
Segundo o Portal Tela, no local encontra-se um equipa de desativação de bombas, sendo que existe o risco de haver novas explosões no local. Estão também cães farejadores a ajudar na busca por sobreviventes.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, está a acompanhar a situação e determinou que o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Hiller, estivessem presentes nos trabalhos.
Focos de incêndio gerados pela explosão foram controlados, mas a situação continua crítica, refere a mesma fonte. O secretário Teixeira destacou que a prioridade é encontrar possíveis sobreviventes e verificar a presença de mais explosivos.
As causas da explosão ainda estão a ser investigadas, e a empresa não divulgou informações sobre a origem do incidente
Leia Também: Incêndio deflagra junto aos Armazéns do Chiado em Lisboa