Relatório denuncia exportações de armas do Canadá para Israel

Ativistas denunciaram que o Canadá manteve exportações de armamento para Israel desde outubro de 2023, apesar do anúncio oficial de suspensão de novos envios em janeiro de 2024.

bandeira, Canadá

© ShutterStock

Lusa
30/07/2025 20:07 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Em janeiro do ano passado, o Governo canadiano anunciou uma suspensão da aprovação de novas licenças de exportação de armamento para Israel, mas manteve válidas as autorizações emitidas antes dessa data.

 

O relatório indicou que a decisão anunciada não travou o fluxo de armas, uma vez que centenas de licenças previamente aprovadas continuaram a ser utilizadas.

Neste mês, 47 remessas diretas de equipamento militar canadiano foram enviadas para empresas israelitas, incluindo peças de aviões e sistemas de comunicação, de acordo com o relatório.

"Nada justifica o Canadá continuar a enviar armas para um governo que está deliberadamente a deixar crianças morrer de fome", declarou Rachel Small, da organização World BEYOND War.

A ativista acrescentou que "perante estas novas provas, que mostram que o Canadá continua a fornecer balas, peças de bombas e componentes para caças F-35 a um país que usa para atacar civis em Gaza, o Governo tem duas escolhas: continuar a esconder a verdade ou cortar o fluxo de armas através de um embargo imediato".

Yara Shoufani, da organização Palestinian Youth Movement, afirmou que "as balas fabricadas no Canadá que matam palestinianos e as bombas lançadas de F-35 com peças canadianas são o verdadeiro rosto da relação" entre os dois países.

"Enquanto o Governo canadiano engana a população com conversas sobre pausas e regulamentos, nós vemos a realidade nas nossas comunidades devastadas e nas famílias em luto", sublinhou, numa conferência de imprensa no parlamento, na terça-feira.

Leia Também: Médio Oriente: Espanha vai acolher 13 crianças doentes de Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas