Procurar

Relatório denuncia exportações de armas do Canadá para Israel

Ativistas denunciaram que o Canadá manteve exportações de armamento para Israel desde outubro de 2023, apesar do anúncio oficial de suspensão de novos envios em janeiro de 2024.

Relatório denuncia exportações de armas do Canadá para Israel

© ShutterStock

Lusa
30/07/2025 20:07 ‧ há 2 meses por Lusa

Em janeiro do ano passado, o Governo canadiano anunciou uma suspensão da aprovação de novas licenças de exportação de armamento para Israel, mas manteve válidas as autorizações emitidas antes dessa data.

 

O relatório indicou que a decisão anunciada não travou o fluxo de armas, uma vez que centenas de licenças previamente aprovadas continuaram a ser utilizadas.

Neste mês, 47 remessas diretas de equipamento militar canadiano foram enviadas para empresas israelitas, incluindo peças de aviões e sistemas de comunicação, de acordo com o relatório.

"Nada justifica o Canadá continuar a enviar armas para um governo que está deliberadamente a deixar crianças morrer de fome", declarou Rachel Small, da organização World BEYOND War.

A ativista acrescentou que "perante estas novas provas, que mostram que o Canadá continua a fornecer balas, peças de bombas e componentes para caças F-35 a um país que usa para atacar civis em Gaza, o Governo tem duas escolhas: continuar a esconder a verdade ou cortar o fluxo de armas através de um embargo imediato".

Yara Shoufani, da organização Palestinian Youth Movement, afirmou que "as balas fabricadas no Canadá que matam palestinianos e as bombas lançadas de F-35 com peças canadianas são o verdadeiro rosto da relação" entre os dois países.

"Enquanto o Governo canadiano engana a população com conversas sobre pausas e regulamentos, nós vemos a realidade nas nossas comunidades devastadas e nas famílias em luto", sublinhou, numa conferência de imprensa no parlamento, na terça-feira.

Leia Também: Médio Oriente: Espanha vai acolher 13 crianças doentes de Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10