Médio Oriente? Berlim destaca "amplo consenso" com Paris e Londres

O chanceler alemão destacou hoje o consenso com França e Reino Unido sobre os próximos passos a dar no Médio Oriente, após terem pedido um cessar-fogo imediato e o fim da catástrofe humanitária em Gaza na sexta-feira.

Friedrich Merz

© Yauhen Yerchak/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Lusa
26/07/2025 13:36 ‧ há 1 semanas por Lusa

Mundo

Friedrich Merz

"Esta manhã, tive uma longa conversa telefónica com o Presidente francês e o primeiro-ministro britânico para coordenar a nossa linha de ação na política para o Médio Oriente. Houve um amplo consenso com Emmanuel Macron e Keir Starmer. Nos próximos dias, vamos dar os próximos passos em estreita coordenação", declarou Friedrich Merz, citado em comunicado.

 

Na véspera, os países do E3/UE -- Alemanha, França e Reino Unido -- apelaram a um cessar-fogo imediato em Gaza e instaram Israel a terminar com a "catástrofe humanitária", manifestando-se contra uma possível anexação israelita dos territórios ocupados.

A catástrofe humanitária que o mundo está a testemunhar na Faixa de Gaza "tem de terminar imediatamente", exigiram os três países.

Num comunicado conjunto, França, Reino Unido e Alemanha recordaram que Israel "deve respeitar as obrigações ao abrigo do direito internacional humanitário".

Os governos de Paris, Londres e Berlim reiteraram também o apelo à libertação dos reféns israelitas e ao desarmamento do grupo extremista palestiniano Hamas.

A guerra em curso em Gaza foi desencadeada pelos ataques liderados pelo grupo extremista palestiniano Hamas em 07 de outubro de 2023 no sul de Israel, que causaram cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns.

A retaliação de Israel, que também impôs um bloqueio à entrega de ajuda humanitária, já provocou mais de 59 mil mortos, a destruição de quase todas as infraestruturas de Gaza e a deslocação forçada de centenas de milhares de pessoas.

Leia Também: FCAS? Merz e Macron confiam a ministros da Defesa 'perspetiva realista'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas