O sinal 9 de tempestade tropical foi emitido numa altura em que o tufão Whipha se encontra a 80 quilómetros a sudeste do território, indicaram os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG), realçando que, às 12h30 (05h30 em Lisboa), o sinal de alerta vai subir para 10, o máximo na escala de tempestades tropicais.
A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, com a emissão a depender da proximidade da tempestade e da intensidade do vento.
O alerta amarelo de "storm surge" (maré de tempestade) continua em vigor, com a probabilidade "relativamente baixa" de passar para o aviso laranja - quando se prevê que o nível de água acima do pavimento atinja valores entre 0,5 e um metro.
De acordo com as últimas informações do Instituto de Ação Social (IAS), 66 pessoas recorreram até às 10h00 (03h00 em Lisboa) aos centros de acolhimento de emergência.
Por outro lado, os Serviços de Saúde de Macau e o hospital privado Kiang Wu dão conta de dois feridos devido ao tufão.
Com a aproximação do Wipha, o Governo de Macau decretou a suspensão dos transportes públicos e o encerramento dos parques de estacionamento públicos.
As ligações marítimas estão suspensas e, com o hastear do sinal 9, a única ligação entre a península de Macau e a Taipa foi suspensa: o tabuleiro inferior da Ponte Sai Van foi encerrado. Deste modo, as quatro pontes estão intransitáveis.
A partir das 06h00, as autoridades adotaram "a medida de caráter excecional" de encerramento temporário dos três postos fronteiriços que ligam o território e Zhuhai, no interior da China.
As aulas dos ensinos infantil, primário e especial foram suspensas.
Leia Também: Tufão Wipha obriga Macau a subir nível de alerta para sinal 8