Macau subiu o nível de alerta para sinal 8 e declarou estado de prevenção imediata, face à aproximação do tufão Wipha, indicaram as autoridades locais.
O sinal foi emitido às 04h00 locais (já domingo em Macau, 21h00 de sábado Lisboa) e, por volta das 06h00 locais (23h00), o Wipha encontrava-se a cerca de 180 quilómetros de Macau.
"O vento sustentável em Macau já está ou espera-se que atinja valores entre 63 km/h [quilómetros por hora] e 117 km/h, acompanhado de rajadas de cerca de 180 km/h", referia uma nota publicada no portal da Direção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) às 06h00.
Os SMG indicam ainda que é "relativamente alta" a probabilidade de ser emitido o sinal 9. Também a probabilidade de decretar o sinal 10 é "moderada a relativamente alta".
A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, com a emissão a depender da proximidade da tempestade e da intensidade do vento.
Os SMG também emitiram o aviso amarelo para inundações, com a possibilidade "relativamente baixa" de passar para o grau laranja - quando se prevê que o nível de água acima do pavimento atinja valores entre 0,5 e um metro.
Com a aproximação do Wipha, o Governo de Macau decretou a suspensão dos transportes públicos e o encerramento dos parques de estacionamento públicos.
A partir das 06h00 adotou "a medida de caráter excecional" de encerramento temporário dos três postos fronteiriços que ligam o território e Zhuhai, no interior da China.
As aulas dos ensinos infantil, primário e especial foram suspensas.
Leia Também: "Nadei por fenda". Menino de dez anos sobrevive a naufrágio no Vietname