Procurar

Caracas chegou a acordo para libertar venezuelanos deportados em El Salvador

A Venezuela anunciou hoje que chegou a um acordo com Washington para a libertação de 252 venezuelanos que tinham sido deportados dos EUA e que permaneciam detidos num cárcere de alta segurança em El Salvador a troco de norte-americanos detidos no país.

Caracas chegou a acordo para libertar venezuelanos deportados em El Salvador

© JAVIER SORIANO/AFP via Getty Images

Lusa
19/07/2025 00:44 ‧ há 2 meses por Lusa

"O Governo da República Bolivariana da Venezuela anuncia com satisfação que conseguiu a libertação de 252 cidadãos venezuelanos que permaneciam sequestrados e submetidos a desaparecimento forçado num campo de concentração, conhecido como Centro de Confinamento do Terrorismo (CECOTEC), na República de El Salvador", explica um comunicado divulgado em Caracas.

 

O documento sublinha que "a Venezuela pagou um preço elevado pela libertação destes cidadãos, através de uma troca com as autoridades dos Estados Unidos de um grupo de cidadãos norte-americanos que se encontravam à ordem da justiça pela sua participação comprovada em crimes graves contra a paz, a independência e a segurança da nação".

Sem precisar o número de norte-americanos abrangidos pelo acordo, a Venezuela explica ainda que foram concedidas medidas alternativas à privação de liberdade a um grupo desses venezuelanos detidos, no âmbito de um processo penal contra eles, pela participação na prática de crimes comuns e contra a ordem constitucional, previstos e sancionados no ordenamento jurídico venezuelano.

No comunicado o Governo do Presidente Nicolás Maduro agradece ao ex-presidente da Espanha, José Luís Rodríguez Zapatero pelos seus corajosos esforços em prol do diálogo político, da paz e da reconciliação na Venezuela.

Em março de 2025, os EUA anunciaram a deportação de venezuelanos para El Salvador, sob alegações de envolvimento com o grupo criminoso Tren de Aragua.

Leia Também: Maduro liberta "terroristas" norte-americanos em troca de venezuelanos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10