Ventos fortes agravam fogos na Síria (já de difícil acesso). As imagens

Os fortes ventos de hoje agravaram novamente os incêndios na província de Latakia, no noroeste da Síria, onde as equipas de bombeiros trabalham sem parar pelo oitavo dia consecutivo para tentar conter o fogo, que se alastra.

incêndios síria
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Lusa
10/07/2025 21:49 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Incêndios

"Quinta-feira [hoje], 10 de julho, marcou um novo ponto de viragem devido aos ventos ativos, que contribuíram para a propagação do incêndio num vale íngreme e profundo na zona de Qastal Maaf, uma das zonas mais acidentadas e de difícil acesso", afirmou o Ministro das Emergências e da Gestão de Catástrofes sírio, Raed al Saleh.

 

Em resposta à situação, as autoridades criaram um plano específico para esta região, que exigirá maquinaria pesada para criar corta-fogos e isolar as áreas afetadas, embora tenham advertido que a sua colocação em prática demorará muito tempo.

Os chamados Capacetes Brancos, uma organização de socorristas recentemente integrada no governo sírio e que participa nos esforços de combate aos incêndios, também confirmaram na sua conta na rede social X o agravamento dos incêndios devido ao vento e à explosão de engenhos deixados pela guerra naquele país.

Em particular, alertaram para novos focos "em vales e montanhas" situados entre Qastal Maaf e Jabal al Nisr, e divulgaram imagens aéreas que mostram grandes quantidades de fumo a sair destas zonas montanhosas cobertas de árvores.

As autoridades estão a trabalhar para enviar para Latakia mais de 20 carros de bombeiros, equipamento de combate a incêndios e pelo menos duas escavadoras de três outras províncias do país, enquanto o Iraque decidiu também enviar recursos para apoiar os esforços no no país vizinho.

Segundo Al Saleh, está prevista a chegada de dez camiões iraquianos, reboques-cisterna e pessoal especializado, para além dos já fornecidos pela Jordânia, Turquia e Líbano - no caso deste último, apenas com aviões para apoio aéreo.

Este é o oitavo dia consecutivo de combate ao fogo nas florestas do norte da província síria de Latakia, onde as autoridades estimam em cerca de 14.000 o número de hectares ardidos e a Direção-Geral da Proteção Civil europeia estima em cerca de 8.500 o número de pessoas afetadas.

A extinção dos incêndios é dificultada pelas condições climatéricas, pelo terreno acidentado, pela inexistência de corta-fogos anteriores e pela presença de engenhos por explodir, como as autoridades do país árabe têm alertado repetidamente.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Dois bombeiros feridos no incêndio em sucata de Vila Nova de Gaia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas