Donald Trump anunciou o acordo na sua rede social, Truth Social, vincando que o Vietname concordou em abrir o mercado aos Estados Unidos (EUA) o que, segundo o Presidente, vai permitir vender produtos norte-americanos no Vietname sem pagar tarifas.
"Este acordo significará uma grande cooperação entre os dois países. Os termos são que o Vietname pagará aos Estados Unidos uma tarifa de 20 por cento sobre todos os bens que entrem no nosso território", escreveu Trump na sua rede social Truth.
O novo pacto incluirá "a tarifa de 40 por cento sobre qualquer transbordo", acrescentou, referindo-se à prática de enviar mercadorias para os EUA através de um país terceiro para esconder a sua verdadeira origem e evitar taxas mais elevadas.
"Em contrapartida, o Vietname fará algo sem precedentes: concederá aos Estados Unidos ACESSO TOTAL aos seus mercados comerciais. Por outras palavras, abrirá o seu mercado aos Estados Unidos, o que significa que poderemos vender os nossos produtos no Vietname a tarifa ZERO", acrescentou.
O Vietname foi um dos países mais afetados pelas medidas tarifárias anunciadas em abril por Trump, uma vez que inicialmente enfrentou uma taxa de 46% sobre as suas exportações.
O défice comercial dos EUA com o Vietname foi de 123,5 mil milhões de dólares (cerca de 104 mil milhões de euros) em 2024, um aumento anual de 18,1%, de acordo com dados da Casa Branca.
Trump agradeceu a colaboração do secretário-geral do Partido Comunista do Vietname, To Lam, com quem "dialogou pessoalmente"-
O novo pacto com o Vietname está entre as dezenas de acordos que Washington afirmou estar a negociar com os seus parceiros comerciais durante a pausa nas chamadas "tarifas recíprocas", que o Presidente dos Estados Unidos instituiu no início de abril e que depois suspendeu até 09 de julho.
A Casa Branca afirmou, na semana passada, que não considera rígido o prazo inicial para a conclusão de novos acordos destinados a evitar as taxas.
Leia Também: Tarifas? "Trump está a ganhar. Europeus são estúpidos em subestimar isso"