Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Intervenção no Iraque poderá durar anos"

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, declarou hoje que uma intervenção do Reino Unido no Iraque poderá durar anos, no início do debate na Câmara dos Comuns sobre a questão.

"Intervenção no Iraque poderá durar anos"
Notícias ao Minuto

12:21 - 26/09/14 por Lusa

Mundo David Cameron

"Vai ser uma missão que não durará meses, mas anos, (...) penso que nos devemos preparar para esse compromisso", disse Cameron na sessão extraordinária do parlamento para votar a participação britânica na coligação contra o grupo radical Estado Islâmico (EI).

"As características desta campanha serão a paciência e a perseverança", adiantou, sublinhando que as "tropas britânicas ou ocidentais não ocuparão o Iraque".

Embora o parlamento se vá pronunciar hoje apenas sobre a possibilidade do Reino Unido participar em ataques aéreos no Iraque, Cameron declarou: "Creio que precisamos de fazer mais na Síria".

Há 13 meses, a Câmara dos Comuns vetou a possibilidade de represálias contra o regime sírio de Bashar al-Assad acusado de ter utilizado armas químicas.

Caso seja autorizada a intervenção, Londres tem seis caças-bombardeiros Tornado numa base em Chipre, que poderão entrar em ação a partir de hoje.

Os Estados Unidos e os seus aliados árabes realizaram hoje novos ataques aéreos contra os 'jihadistas' do EI na Síria, nomeadamente contra instalações petrolíferas sob controlo do grupo, segundo uma organização não-governamental síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório