Kallas desvaloriza críticas de Trump a Espanha e espera "acordo"

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Kaja Kallas, disse esta terça-feira que, apesar das "diferentes opiniões públicas internas" na Europa, é "sempre possível chegar a acordo", quando questionada se Espanha era um problema na NATO.

Kaja Kallas

© Getty Iamges/Dursun Aydemir/Anadolu

Lusa
24/06/2025 18:21 ‧ há 6 horas por Lusa

Mundo

NATO

Antes de sair dos Estados Unidos para se deslocar à cidade holandesa de Haia para participar na cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), o Presidente norte-americano, Donald Trump, reiterou o apelo para que os aliados disponibilizem 5% do produto interno bruto (PIB) à área da defesa, vincando que "Espanha é um problema" por recusar tal ambição.

 

Questionada sobre tal posição, Kaja Kallas disse aos jornalistas europeus em Haia: "Quero dizer, somos 27 democracias no que respeita à União Europeia, por isso é claro que temos sempre questões diferentes e também temos opiniões públicas internas diferentes".

"Temos de ter isso em conta, mas no final acabamos sempre por chegar a acordos", adiantou, falando a alguns jornalistas no centro de imprensa da cimeira da NATO.

Em Washington, Donald Trump disse existir "um problema com Espanha" por o país "não concordar", o que a seu ver "é muito injusto para os restantes" aliados.

Na segunda-feira, o secretário-geral da Aliança Atlântica, Mark Rutte, rejeitou que Espanha esteja isenta do compromisso de investir pelo menos 5% do PIB na área da defesa, contradizendo declarações do primeiro-ministro espanhol.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, tinha dito que Espanha conseguiu uma isenção do compromisso de investir pelo menos 5% do PIB em defesa nos próximos anos (3,5% de investimento direto e 1,5% em investimento de utilização dupla).

Também na segunda-feira, o Governo espanhol reiterou que tem garantido um acordo no seio da NATO que torna flexível o objetivo dos Estados-membros da organização gastarem 5% do PIB em defesa.

Já hoje, em Haia, o Presidente norte-americano divulgou uma mensagem que lhe foi enviada pelo secretário-geral da NATO, Mark Rutte, dizendo que os Estados Unidos "estão a partir para mais um grande sucesso" em Haia, onde os aliados vão decidir o aumento das despesas com defesa.

"Vocês vão conseguir algo que nenhum Presidente norte-americano conseguiu em décadas", declarou.

A Europa vai pagar "um preço enorme" para financiar a defesa "como deve ser" e "essa será a sua vitória", escreveu ainda Rutte a Donald Trump, que critica frequentemente os poucos investimentos europeus.

A cidade holandesa de Haia acolhe, hoje e na quarta-feira, a cimeira da NATO, prevendo-se novo compromisso entre os 32 países aliados para gastarem mais em defesa face à instabilidade geopolítica mundial.

Os aliados devem hoje chegar a acordo para afetar 3,5% do PIB dos 32 países aliados a gastos militares tradicionais (forças armadas, equipamento e treino) e 1,5% do PIB adicionais em infraestruturas de dupla utilização, civis e militares (como relativas à cibersegurança, prontidão e resiliência estratégica), um acréscimo face ao atual objetivo de 2%.

Portugal está representado na cimeira de Haia pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, Paulo Rangel e Nuno Melo, respetivamente.

Leia Também: SMS de Rutte? "Estamos a ser arrastados para a guerra por irresponsáveis"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas