Procurar

Ataque israelita a Madleen motiva queixa à Polícia Metropolitana londrina

A Fundação Hind Rajab apresentou hoje uma queixa formal na Unidade de Crimes de Guerra da Polícia Metropolitana de Londres pelo ataque israelita ao barco com pavilhão britânico 'Madleen'.

Ataque israelita a Madleen motiva queixa à Polícia Metropolitana londrina

© Lusa

Rui Nunes
09/06/2025 20:55 ‧ há 3 meses por Rui Nunes

A embarcação foi assaltada na noite passada por militares israelitas, quando se dirigia para a Faixa de Gaza para entregar ajuda humanitária.

 

A queixa nomeia concretamente a unidade de forças especiais Shayetet 13, que fez o assalto, e o vice-almirante David Saar Salama como comandante da Armada israelita, segundo um comunicado da própria fundação.

A organização recorda que o 'Madleen' transportava produtos médicos e alimentares, além de leite para as crianças, realçando que o ataque ocorreu a 60 milhas náuticas da costa.

Assim, apresentou a queixa baseada na Ata das Convenções de Genebra de 1957, na Lei do Tribunal Penal Internacional de 2001 e na Secção 134 da Lei de Justiça Penal de 1988 sobre a tortura. Em concreto, acusa Israel de desrespeitar o Direito Internacional Humanitário e cometer crimes de guerra.

Mencionaram ainda o "uso de irritantes químicos" a partir de drones, a detenção forçada e confinamento sem comunicação de 12 civis desarmados, negação de acesso a assistência jurídica e consular, confiscação de bens pessoais e tratamento desumano e degradante.

Na embarcação viajavam Greta Thunberg, da Suécia, Suayb Ordu (Turquia), Thiago Ávila (Brasil), Sergio Toribio (Espanha), Marco van Rennes (Países Baixos), Yasemir Acar (Alemanha) e Baptiste Andre, Omar Faid, Pascal Maurieras, Reva Viard, Rima Hassan e Yanis M'hamdi, de França.

Leia Também: Navio onde Greta Thunberg seguia já chegou a Israel. Ativistas detidos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10