Procurar

Dois milhões de muçulmanos iniciam peregrinação do Hajj sob calor extremo

Autoridades estão preocupadas com as temperaturas altas. Só o ano passado morreram 1.300 pessoas durante peregrinação.

Dois milhões de muçulmanos iniciam peregrinação do Hajj sob calor extremo Dois milhões de muçulmanos iniciam peregrinação do Hajj sob calor extremo
Anterior Seguinte
Galeria

15 Fotos

© REUTERS/Khaled Abdullah

Notícias ao Minuto
05/06/2025 11:10 ‧ há 4 meses por Notícias ao Minuto

Cerca de dois milhões de muçulmanos começaram, na quarta-feira, 4 de junho, a peregrinação do Hajj, nos arredores de Meca, na Arábia Saudita, um ano depois de 1.300 pessoas terem morrido, principalmente, devido ao calor extremo.

 

Segundo a BBC, as autoridades sauditas garantem que, este ano, "intensificaram as medidas de segurança" para evitar insolações e desidratação.

Foram plantadas milhares de árvores e instalados centenas de elementos de refrigeração para ajudar a aliviar as temperaturas previstas, que podem chegar aos 44°C.

Foram ainda proibidas crianças menores de 12 anos no evento religioso e os peregrinos que tentarem fazer a peregrinação sem uma autorização oficial ficam sujeitos a um multa superior a 5 mil euros e proibidos de voltarem ao Hajj durante 10 anos.

Segundo a BBC, até agora, mais de 269 mil pessoas já foram impedidas de entrar em Meca.

Recorde-se que o Hajj é uma das maiores peregrinações anuais do mundo e um dos cinco pilares do islamismo, as práticas essenciais que definem a fé de um muçulmano, assim como a oração diária, a caridade, o jejum durante o mês do Ramadão e a declaração de fé no Profeta Muhammad como mensageiro de Deus.

Os mulçumanos devem fazer esta peregrinação pelo menos uma vez na vida, se for saudável e tiver meios económicos para isso.

O Hajj acontece uma vez por ano, durante um período específico no último mês do calendário islâmico. A maioria dos peregrinos viaja para a Arábia Saudita com bastante antecedência, aproveitando o tempo para visitar a cidade sagrada de Medina, rezar na grande mesquita de Meca e realizar uma peregrinação menor chamada Umrah.

Leia Também: Já começou El Rocío, uma das romarias mais icónicas de Espanha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10