Moscovo responsabiliza Kyiv por ataques na fronteira que fizeram 7 mortos

A Rússia responsabilizou hoje a Ucrânia pelas explosões que provocaram o colapso de duas pontes e acidentes ferroviários no fim de semana, de que resultaram sete mortos e mais de uma centena de feridos.

ataque kursk

© Russian Min. of Emergency Situation/Anadolu via Getty Images

Lusa
03/06/2025 15:34 ‧ há 2 dias por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

óbvio que os terroristas, agindo sob as ordens do regime de Kyiv, planearam tudo com a máxima precisão para que as explosões atingissem centenas de civis", afirmou o Comité de Investigação russo num comunicado.

 

As explosões ocorreram no sábado à noite nas regiões russas de Kursk e Bryansk, que fazem fronteira com a Ucrânia.

Provocaram o descarrilamento de um comboio de passageiros, de um comboio de mercadorias e de um comboio de controlo, matando sete pessoas e ferindo 113, incluindo crianças, segundo os investigadores.

Segundo a mesma fonte, está em curso uma investigação sobre "atos de terrorismo".

A Ucrânia não reagiu de imediato a estas acusações, de acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP)

A sabotagem ou tentativa de sabotagem de caminhos-de-ferro e outras infraestruturas na Rússia, em especial nas regiões fronteiriças, tem ocorrido regularmente desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Uma operação que resulte num número tão elevado de mortes de civis não tem precedentes.

No fim de semana, a Ucrânia também atacou aviões militares russos em vários aeródromos a milhares de quilómetros das suas fronteiras, depois de contrabandear 'drones' explosivos para a Rússia numa operação complexa.

Os serviços de segurança ucranianos reivindicaram hoje a responsabilidade por uma explosão na ponte de Kerch, construída pela Rússia entre o território continental e a península da Crimeia, que anexou em 2014.

A ponte, que foi entretanto encerrada, já tinha sido alvo de dois ataques de Kyiv desde o início da guerra.

Leia Também: Crimeia. Após Kyiv detonar explosivos em ponte, Rússia interdita tráfego

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas