O governo da Eslováquia aprovou, esta semana, a venda de carne de ursos pardos para consumo, apesar de se tratar de uma espécie protegida na União Europeia. A decisão surge cerca de um mês após ter sido aprovado o abate de 350 ursos por serem considerados perigosos para os seres humanos.
Segundo a BBC, objetivo de vender a carne ao público é evitar o desperdício e, a partir da próxima semana, as organizações subordinadas ao Ministério do Ambiente poderão colocar a carne à venda, desde que todas as condições legais e de higiene sejam cumpridas.
"Vamos disponibilizar todos os animais abatidos que cumpram determinadas condições para consumo. Porquê? Porque a carne de urso é comestível", defendeu o ministro de Estado da Eslováquia, Filip Kuffa.
O governo eslovaco aprovou, no início de abril, o abate de 350 ursos, por considerá-los perigosos para os seres humanos, uma decisão que contraria uma diretiva europeia e considerada ilegal por ambientalistas.
A decisão do executivo eslovaco surge na sequência de vários ataques de ursos a pessoas. "Não podemos viver num país onde as pessoas têm medo de ir para a floresta", declarou o primeiro-ministro, Robert Fico, à imprensa.
Em 2024, foram abatidos na Eslováquia 93 ursos, enquanto 36 morreram em acidentes de viação.
Leia Também: Eslováquia adota lei que obriga ONG a divulgarem doadores e rendimentos