Os 11 eurodeputados que integram a delegação deverão também, nos encontros agendados, reiterar o apoio da União Europeia ao respeito pela integridade territorial do país, que enfrenta uma tragédia humana de grandes proporções, e delinear ideias sobre o papel do bloco na resolução da crise.
De acordo com um comunicado, os eurodeputados "vão encontrar-se com um vasto leque de pessoas do Governo, da oposição, da sociedade civil e de representantes da comunidade internacional", incluindo a ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Thérèse Kayikwamba Wagner.
A delegação será chefiada pela eurodeputada liberal belga Hilde Vautmans, presidente da delegação do Parlamento Europeu à Assembleia Parlamentar África-UE, criada no âmbito do Acordo de Samoa, e Sérgio Humberto integra a delegação como membro suplente.
O leste do Congo, uma região rica em recursos naturais, que faz fronteira com o Ruanda, está dividido em conflitos há 30 anos.
A violência intensificou-se nos últimos meses, com o M23, apoiado pelo Ruanda e pelo seu exército, a tomar o controlo das principais cidades de Goma e Bukavu, as capitais das províncias do Kivu Norte e do Kivu Sul.
Leia Também: Levantada imunidade do ex-presidente da RDCongo. Terá ajudado rebeldes