O presidente do Conselho Europeu, António Costa, conversou, esta quarta-feira, com o presidente sírio, Ahmed al-Sharaa, e realçou que "a decisão da União Europeia de levantar as sanções económicas à Síria representam uma oportunidade para a recuperação e reconstrução do país".
Através de uma publicação no seu perfil na rede social X (antigo Twitter), António Costa deu conta de que teve uma "boa conversa" com o presidente sírio, após "um primeiro encontro em março".
"Sublinhei na chamada que a decisão, de ontem, da União Europeia de levantar as sanções económicas sobre a Síria representa uma verdadeira oportunidade para a recuperação e reconstrução da Síria", escreveu, acrescentando que o presidente sírio "agradeceu à União Europeia pela decisão histórica".
Ahmed al-Sharaa "sublinhou o seu compromisso com uma transição democrática, para que a Síria possa ter novamente uma economia estável com oportunidades de investimento, incluindo nos sectores da energia e das infraestruturas", tendo ainda "manifestado o seu interesse em estabelecer um diálogo de alto nível" com Bruxelas.
Good phone call with President Ahmed al-Sharaa, following our first meeting in Cairo in March.
— António Costa (@eucopresident) May 21, 2025
I have stressed in the call that yesterday’s EU decision to lift economic sanctions on Syria represents a real opportunity for Syria’s recovery and reconstruction.
President al-Sharaa…
Os chefes da diplomacia da União Europeia concordaram, na terça-feira, com o levantamento das restantes sanções à Síria, que tinham sido impostas durante o regime de Bashar al-Assad, deposto em dezembro por uma coligação de inspiração islamita.
Leia Também: UE levanta sanções e Síria considera histórico: "Novo capítulo"