Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Instituto Português do Oriente assina acordo para ensinar português na China

Instituto Português do Oriente (IPOR) assinou sábado, na cidade continental chinesa de Shenyang, um acordo de cooperação com a escola secundária local para o ensino da língua e cultura portuguesas naquela instituição, que tem mais de 5.000 alunos.

Instituto Português do Oriente assina acordo para ensinar português na China
Notícias ao Minuto

07:40 - 21/09/14 por Lusa

Mundo Língua

"Respondendo ao crescente impulso conferido à aprendizagem do português na República Popular da China, este protocolo, assinado no dia em que comemorámos os 25 anos do IPOR, é também muito significativo do ponto de vista dos objetivos estratégicos da instituição", disse João Neves, diretor do IPOR, em declarações à agência Lusa, salientando que o documento foi rubricado com a "Shenyang Guangquan Middle School".

João Neves explicou que o acordo traça o quadro da cooperação que será agora "operacionalizado, assente no ensino da língua e cultura portuguesas, potenciando a experiência do IPOR e respondendo ao interesse da escola", que tem desde sábado uma sala de Língua Portuguesa equipada com exposições bilingues e bibliografia doadas pelo IPOR.

O mesmo responsável defendeu que o protocolo pode ser o ponto de partida para experiências semelhantes com outras escolas do mesmo nível de ensino, "reforçando Macau como plataforma de cooperação entre a China e os países de língua portuguesa".

A assinatura do Protocolo decorreu na presença de várias autoridades da Província de Liaoning e de Macau, bem como dos dirigentes do Fórum Macau, que se deslocaram a Shenyang no quadro de uma feira de comércio e investimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório