Trump admira riqueza dos anfitriões árabes na visita ao Médio Oriente

Donald Trump é visto como a pessoa mais poderosa do planeta, à frente da maior economia e forças armadas, mas, na sua viagem ao Médio Oriente, o presidente norte-americano tem manifestado alguma inveja dos seus anfitriões árabes.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Imagens

Lusa
15/05/2025 06:45 ‧ há 9 horas por Lusa

Mundo

EUA

O magnata republicano admirou o mármore do palácio catari como "perfeito" e "muito difícil de comprar". Elogiou as "maravilhas brilhantes" do horizonte da Arábia Saudita e queixou-se do avião "muito mais pequeno" e "muito menos impressionante" que é o Air Force One.

 

No seu voo para a região, Trump disse que todos os estados do Golfo têm "estes novíssimos Boeing 747", enquanto estava 'preso' a uma versão com quase quatro décadas de uso, noticiou hoje a agência Associated Press (AP).

O Presidente norte-americano está tão impaciente por um avião de substituição que está a considerar aceitar um modelo doado pelo Qatar, apesar das preocupações de que possa ser menos seguro, dispendioso de modernizar e de uma violação da proibição da Constituição dos EUA de donativos estrangeiros.

Para um antigo promotor imobiliário com gostos extravagantes, a viagem tem sido uma espreitadela tentadora na vida dos governantes árabes mais opulentos.

"O trabalho que fizeram é inigualável", sublinhou Trump ao emir do Qatar, Tamim bin Hamad Al Thani, olhando para os arredores no palácio conhecido como Amiri Diwan.

Têm havido outros toques luxuosos na viagem, que terminará com uma paragem nos Emirados Árabes Unidos. O Air Force One recebeu escolta de caças, os guardas de honra permaneceram com espadas douradas em Riade, na Arábia Saudita, e a limusina presidencial foi recebida por passageiros a camelo em Doha, no Qatar.

"Agradecemos aqueles camelos. Há muito tempo que não via camelos assim. Que cumprimento", apontou Trump a Al Thani.

A admiração do presidente republicano reflete uma visão estética e política em desacordo com a tradição norte-americana. Depois de declararem a independência da monarquia britânica, os fundadores quiseram evitar tudo o que sugerisse realeza. Mesmo quando os Estados Unidos emergiram como superpotência global, o país e os seus líderes enfatizaram uma fachada de humildade.

Mas esse nunca foi o estilo de Trump. A penthouse do bilionário em Nova Iorque está decorada com ouro e mármore, e partes do seu clube Mar-a-Lago, na Florida, são inspiradas no Palácio de Versalhes, em França.

Depois de ter conquistado um segundo mandato no ano passado, Trump está ansioso por levar a mesma abordagem à presidência, e é provável que a sua visita ao Médio Oriente alimente o seu desejo de reformas.

A Casa Branca, apesar da sua grandiosidade, pode ser bastante apertada. O espaço para escritórios é limitado e os jantares de Estado são por vezes realizados numa tenda luxuosa para acomodar convidados suficientes.

Trump já manifestou desejo de construir "um salão de baile muito, muito bonito", como o que tem em Mar-a-Lago. Prometeu pagar a conta de 100 milhões de dólares.

O governante falou ainda sobre a pavimentação do relvado do Rose Garden, transformando-o num pátio com "pedras bonitas" que seria mais fácil para a realização de eventos.

Algumas atualizações já ocorreram, principalmente na Sala Oval. Há detalhes dourados na lareira, nos arcos das portas, nas paredes e noutras zonas da divisão.

Uma adição valiosa é uma cópia da Declaração de Independência, que está escondida atrás de uma cortina para a proteger da luz solar. Por vezes, revela dramaticamente o documento aos convidados.

Leia Também: Fim de sanções à Síria é decisão "histórica e corajosa" de Trump

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas