Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

UE apoia com 5,5 milhões campanha contra a proliferação de armas

A União Europeia (UE) vai apoiar com 5,5 milhões de euros uma campanha contra a proliferação de armas ligeiras na região da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), anunciou hoje a organização em comunicado.

UE apoia com 5,5 milhões campanha contra a proliferação de armas
Notícias ao Minuto

19:39 - 19/09/14 por Lusa

Mundo África Ocidental

A implementação no terreno fica a cargo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), responsável por conduzir campanhas de sensibilização para o tema, recolher as armas, munições e outros acessórios.

Caberá também ao PNUD providenciar bens sociais como incentivo para a entrega voluntária de armamento.

O tráfico de pequenas armas tem provocado incidentes em diferentes comunidades, "assumindo proporções alarmantes nos tempos mais recentes", destacou Daouda Toure, representante do PNUD na Nigéria, citado no comunicado.

Segundo referiu, a situação ameaça o crescimento económico a estabilidade regional.

O projeto intitulado "Contributo da UE para a paz, segurança e estabilidade da CEDEAO" tem a duração de três anos e complementa outras ações semelhantes encetadas por aquela organização de países africanos.

"Este é um excelente modelo de parceria", refere o presidente da comissão executiva da CEDEAO, Kadré Desiré Ouédraogo.

O projeto está em linha com a convenção da CEDEAO para erradicação de pequenas armas ilegais e que é "um quadro de trabalho legal" que abrange todos os países da região desde 20909, sublinhou.

As ações piloto vão arrancar na floresta da Guiné-Conacri (que faz fronteira com a Guiné-Bissau), no norte do Níger, Mali, Costa de Marfim, Libéria, Serra Leoa e Nigéria.

A CEDEAO inclui dois países lusófonos: Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório