Índia ameaça "resposta forte" contra qualquer novo ataque do Paquistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros indiano avisou hoje que um novo ataque do Paquistão provocará uma "resposta muito forte" da Índia, um dia depois do confronto militar mais violento das últimas duas décadas entre os dois países.

Notícia

© Lusa

Lusa
08/05/2025 10:39 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

Paquistão

"Não é nossa intenção provocar uma nova escalada" do conflito, disse Subrahmanyam Jaishankar, na abertura de um encontro com o homólogo iraniano, Abbas Araghchi.

 

"Mas se formos atacados, não há dúvida de que responderemos com muita firmeza", assegurou.

A ameaça é feita um dia depois de o Paquistão ter garantido que vai vingar os mortos causados pelos ataques aéreos indianos que, segundo Nova Deli, foram uma resposta a um ataque em Caxemira.

"Estamos empenhados em vingar cada gota de sangue destes mártires", frisou o primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, num discurso à nação na quarta-feira à noite.

Nas últimas duas semanas, a tensão entre a Índia e o Paquistão tem crescido, na sequência de um atentado, a 22 de abril, em Pahalgam, uma cidade turística na parte indiana da região disputada de Caxemira, no qual morreram 26 pessoas.

Índia e Paquistão num

Índia e Paquistão num "ato de guerra"? Como começou (e o que se sabe)

A Índia bombardeou várias zonas do Paquistão na terça-feira à noite e provocou dezenas de mortos, mas o conflito não começou aí. Perceba o que está a acontecer entre os dois países.

Notícias ao Minuto | 20:20 - 07/05/2025

A Índia acusou o Paquistão de apoiar o grupo extremista que responsabilizou pelo ataque, uma acusação que Islamabade negou veementemente.

Depois de várias medidas diplomáticas e uma série de incidentes ao longo da fronteira que separa os dois países em Caxemira, Nova Deli lançou, na terça-feira à noite, ataques contra três zonas do Paquistão, que, segundo o Governo indiano, constituíam "locais terroristas", na província de Punjab.

Poucas horas depois, o Governo paquistanês anunciou ter abatido vários aviões militares indianos e, na quarta-feira de manhã, uma sequência de bombardeamentos realizados por Islamabade e Nova Deli provocou pelo menos 38 mortos, no maior confronto dos últimos 20 anos.

Hoje, a Índia anunciou que 13 civis morreram e 59 ficaram feridos na Caxemira em retaliação pelo ataque paquistanês lançado na quarta-feira sobre o seu território e o Paquistão afirmou que abateu um drone indiano em Lahore.

O Irão ofereceu-se para mediar o conflito entre as duas potências nucleares, tendo o ministro responsável pela diplomacia de Teerão reunido com responsáveis do Governo paquistanês na segunda-feira.

Hoje, à chegada à Índia, Abbas Araghchi admitiu que espera que "as partes tenham moderação para evitar uma escalada de tensões na região".

O Irão mantém boas relações com a Índia e com o Paquistão, com o qual faz fronteira.

Leia Também: Índia anuncia morte de 13 civis e Paquistão abate 'drone' indiano em Lahore

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas