O exército russo "continua a cometer atrocidades na Ucrânia a uma escala que não se via na Europa desde a II Guerra Mundial", afirmou a diplomacia ucraniana num comunicado.
"Marchar com eles significa partilhar a responsabilidade pelo sangue de crianças, civis e soldados ucranianos" e "não celebrar a vitória sobre o nazismo", acrescentou a nota.
Os países "que declaram a sua neutralidade" em relação à invasão russa --- incluindo a China --- foram avisados por Kyiv que a sua possível participação no desfile seria percebida como "apoio ao Estado agressor".
A grande invasão russa na Ucrânia, lançada em fevereiro de 2022, fez dezenas de milhares de mortos civis e militares.
O exército russo, que há três anos ataca zonas residenciais e infraestruturas civis e ocupa cerca de 20% do território do vizinho, é também acusado por Kyiv e pelo Ocidente de vários crimes de guerra.
Um dos símbolos destas atrocidades foi o massacre de centenas de civis na primavera de 2022 em Bucha, nos subúrbios de Kyiv. Os corpos das vítimas foram descobertos quando os soldados russos se retiraram entre o final de março e o início de abril.
"A Rússia está a convidar militares estrangeiros a participar no desfile de 09 de maio para encobrir os seus crimes de guerra e justificar a sua agressão", acusou hoje ainda a diplomacia ucraniana.
Qualquer participação de militares estrangeiros nestas cerimónias "é inaceitável e será considerada pela Ucrânia como um insulto à memória da vitória sobre o nazismo, à memória dos milhões de ucranianos" que lutaram contra a Alemanha nazi, acrescentou.
A Ucrânia, que fazia então parte da União Soviética (URSS), foi um dos países mais afetados pela II Guerra Mundial, com cinco milhões de civis e três milhões de soldados mortos, segundo dados oficiais de Kiev.
O grande desfile de 09 de maio em Moscovo vai celebrar o 80º. aniversário do fim da II Guerra Mundial na Europa após a vitória sobre os nazis. Várias autoridades estrangeiras foram também convidadas para participar no evento.
Em outros países da Europa, como em França, as comemorações do fim da II Guerra Mundial são realizadas em 08 de maio.
Leia Também: Moscovo ameaça Kyiv caso não seja respeitada trégua de três dias