O Vaticano está a ultimar os preparativos para o início do conclave, na quarta-feira. No interior da Capela Sistina têm estado dezenas de trabalhadores, a montar estruturas, como mesas e fogões, onde os cardeais queimarão os votos durante o processo de eleição do sucessor do Papa Francisco.
Os bombeiros concluíram, na sexta-feira, a instalação da chaminé que anunciará o novo Sumo Pontífice mas, dentro da Capela Sistina, os trabalhos continuam.
Enquanto estes últimos preparativos são concluídos, os cardeais fazem reuniões antes do início do processo de nomeação.
O conclave vai começar na próxima quarta-feira, dia 7 de maio, e depois de cada votação sairá fumo da chaminé. Se nenhum Papa for eleito, o fumo será preto, mas quando o sucessor de Jorge Mario Bergoglio estiver escolhido o fumo terá cor branca.
Os 133 cardeais eleitores que deverão eleger o novo Papa no conclave estão já todos em Roma, anunciou esta segunda-feira o Vaticano.
Os cardeais vão reunir-se na Capela Sistina a partir das 16h30 locais (14h30 em Lisboa) de quarta-feira, onde darão início a votações em segredo para eleger o sucessor do Papa Francisco.
Recorde-se que Papa Francisco morreu a 21 de abril, aos 88 anos, deixando um pontificado de 12 anos de grande popularidade, mas também marcado por uma feroz oposição interna.
Leia Também: conclave: Os 133 cardeais eleitores já estão todos em Roma