Na sua primeira conferência de imprensa desde a vitória nas eleições legislativas que se realizaram na segunda-feira, Carney afirmou que espera uma reunião "difícil mas construtiva" com o chefe de Estado norte-americano.
Carney prometeu aos cidadãos lançar "a maior transformação na economia canadiana desde o fim da Segunda Guerra Mundial".
"Vamos entrar num período incrivelmente apaixonante, agora que vamos pegar no nosso destino para criar uma nova economia canadiana", declarou.
O líder do Partido Liberal indicou que o Rei Carlos III fará a 27 de maio um discurso em que apontará as principais prioridades do Governo.
Carlos III é o chefe de Estado do Canadá, que é membro da comunidade de antigas colónias do Reino Unido, a Commonwealth.
Esse gesto "marcará claramente a soberania" do Canadá, afirmou Carney, que tem evocado tanto o Reino Unido como a França como países fundadores do país da América do Norte.
Donald Trump impôs tarifas aduaneiras ao seu vizinho do norte e tem insistido desde que foi eleito, em novembro do ano passado, na anexação do Canadá, repetindo que seria o "51.ºestado" dos Estados Unidos da América.
Carney tem repetido em diversas ocasiões que a relação antiga com os Estados Unidos acabou.
Leia Também: Primeiro-ministro do Canadá na Casa Branca "na próxima semana"