Um jovem nigeriano de 15 anos estabeleceu um recorde mundial do Guinness com a maior tela de arte do mundo, para aumentar a conscientização sobre o autismo e os desafios que pessoas autistas enfrentam.
Kanyeyachukwu Tagbo-Okeke, que sofre de Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), criou uma peça de arte com fita multicolorida --- símbolo do autismo --- rodeada por 'emojis', numa tela de 12.304 metros quadrados, muito superior ao tamanho de um campo de futebol.
"Senti-me bem. Feliz. Simplesmente ótimo", disse Tagbo-Okeke.
A obra de arte, criada em novembro de 2024, foi revelada e oficialmente reconhecida pelos organizadores do Guinness World Record em Abuja, capital da Nigéria, durante o Dia Mundial da Aceitação do Autismo, em abril.
O Ministro da Arte e Cultura da Nigéria, Hannatu Musawa, afirmou que a obra de Tagbo-Okeke é "um farol de esperança e inspiração" para as pessoas com autismo.
"Reconhecemos as capacidades e o potencial único dos indivíduos com autismo e estamos empenhados em proporcionar-lhes oportunidades de prosperar nas indústrias criativas", afirountou Musawa.
A tentativa de bater o recorde do jovem artista, acompanhada de uma campanha intitulada "A impossibilidade é um mito", foi celebrada entre os nigerianos.
A iniciativa de Kanyeyachukwu também visava angariar fundos para a Fundação Zeebah, uma organização sem fins lucrativos que se dedica a prestar apoio às pessoas com espetro autista e às suas famílias.
Tal como em muitos outros países, o autismo só é frequentemente diagnosticado na Nigéria numa idade mais avançada e não existam dados oficiais no pais, mas de acordo com a Organização Mundial de Saúde cerca de uma em cada 100 crianças em todo o mundo é autista.
Kanyeyachukwu só foi diagnosticado no Canadá depois de anos de tentativas falhadas na Nigéria, revelou o pai do jovem artista.
O diagnóstico abriu o caminho para o apoiar adequadamente, incluindo o seu amor pelo desenho, descoberto aos 4 anos de idade.
Nos últimos anos, muitos jovens da Nigéria tentaram bater o recorde mundial do Guinness.
Pelo menos sete nigerianos bateram recordes mundiais nos últimos três anos, incluindo Hilda Baci, que venceu a mais longa maratona de culinária, e Tunde Onakoya, que jogou a mais longa maratona de xadrez.
Leia Também: Adolescente tem o rosto mais peludo do mundo: 201,72 pelos por cm2