Trump afasta do Conselho Memorial do Holocausto próximos de Joe Biden

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afastou os nomeados pelo ex-Presidente Joe Biden para o Conselho Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, incluindo Doug Emhoff, marido da ex-vice-Presidente Kamala Harris.

Notícia

© REUTERS/Kevin Mohatt

Lusa
30/04/2025 06:37 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Donald Trump

Emhoff, que é judeu e liderou os esforços da administração democrata de Biden para combater o antissemitismo, criticou a decisão de Trump, dizendo que "a memória e a educação do Holocausto nunca devem ser politizadas".

 

"Transformar uma das piores atrocidades da história numa questão polémica é perigoso --- e desonra a memória de seis milhões de judeus assassinados pelos nazis, que este museu foi criado para preservar", adiantou.

Outros demitidos juntamente com Emhoff incluem o ex-chefe de gabinete de Biden, Ron Klain, e a ex-assessora de política interna Susan Rice.

O Conselho Memorial do Holocausto dos Estados Unidos foi criado pelo Congresso em 1980 para preservar a memória do Holocausto e angariar fundos privados para construir um Museu, inaugurado em 1993.

Segundo o site da entidade, o Conselho tornou-se depois o conselho administrativo do Museu, independente do governo e que opera como uma parceria público-privada que recebe financiamento federal para apoiar as operações do edifício.

O Conselho, que se reúne duas vezes por ano, é composto por 55 membros nomeados pelo Presidente, para além de cinco membros do Senado e da Câmara dos Representantes e três membros dos Departamentos de Educação, Interior e Estado.

As nomeações presidenciais têm a duração de cinco anos, enquanto os mandatos de 11 membros expiram todos os anos, segundo o site.

Leia Também: Trump "gostaria de ser Papa" e diz que cardeal Dolan é "muito bom"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas