Procurar

"Ataque terrorista". General russo morre em explosão de carro em Moscovo

O incidente, que se assemelha a outros assassinatos reivindicados pela Ucrânia, ocorreu no mesmo dia em que o presidente russo, Vladimir Putin, recebeu o enviado norte-americano Steve Witkoff para discutir o plano de paz da Casa Branca.

"Ataque terrorista". General russo morre em explosão de carro em Moscovo "Ataque terrorista". General russo morre em explosão de carro em Moscovo
Anterior Seguinte
Galeria

8 Fotos

© Reuters

Notícias ao Minuto
25/04/2025 15:58 ‧ há 5 meses por Notícias ao Minuto

Mundo

Rússia

Um alto funcionário militar russo morreu esta sexta-feira numa explosão de um carro nos arredores de Moscovo. O incidente, que se assemelha a outros assassinatos reivindicados pela Ucrânia, ocorreu no mesmo dia em que o presidente russo, Vladimir Putin, recebeu o enviado norte-americano Steve Witkoff para discutir o plano de paz da Casa Branca.

 

Segundo a agência de notícias France-Presse (AFP), que cita as autoridades locais, a vítima é o general-tenente Yaroslav Moskalik, vice-chefe da principal direção operacional do Estado-Maior das Forças Armadas, responsável pelas operações do exército.

Os investigadores avançaram que um engenho explosivo destruiu um carro que estava estacionado perto de um bloco de apartamentos, em Balashikha, a leste de Moscovo, pelas 10h45 locais (8h45 em Lisboa).

Apesar de a Ucrânia ainda não ter comentado o ataque, que tem as mesmas características de outros assassinatos de militares e altos apoiantes da ofensiva do Kremlin nos últimos três anos, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo já adiantou tratar-se de um "ataque terrorista”.  

"A nossa figura militar foi morta na sequência de um ataque terrorista”, declarou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova.

Esta sexta-feira, Putin reuniu-se com o enviado norte-americano Steve Witkoff para discutir o plano de paz da Casa Branca para a Ucrânia. A reunião, que foi a quarta nos últimos três meses, decorreu no Kremlin.

Na véspera, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que pretende que o conflito na Ucrânia termine "em breve", que se registaram progressos nas negociações e que irá ver o que acontece "nos próximos dias".

Leia Também: Trump diz que Crimeia "ficará com a Rússia". "População fala russo"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10