Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Angola lança vacinação nacional contra sarampo

As autoridades sanitárias angolanas realizam entre 22 de setembro e 05 de outubro uma campanha nacional, alargada a "todas as crianças" com menos de 10 anos, de vacinação contra o sarampo, doença que em 2013 causou 305 mortos.

Angola lança vacinação nacional contra sarampo
Notícias ao Minuto

10:10 - 18/09/14 por Lusa

Mundo Saúde

A informação consta de um aviso do Ministério da Saúde angolano a que a agência Lusa teve hoje acesso, e a campanha, denominada "Juntos pela eliminação do Sarampo", vai decorrer nas 18 províncias do país, no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário.

Em paralelo, de acordo com o mesmo aviso, decorrerá a vacinação contra a poliomielite e a administração de vitamina A, a realizar em unidades sanitárias e postos de vacinação nas escolas, creches e lares de infância, mas também ao nível dos bairros e nas aldeias.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu este ano Angola na lista de países que ainda registam surtos epidémicos de sarampo, com 4.458 casos notificados em 2012, abaixo da República Democrática do Congo (72.029), Burkina Faso (7.362) e Nigéria (6.447).

Dados estatísticos do Ministério da Saúde de Angola, a que a Lusa teve acesso, dão conta que aquele país registou em 2013 um total de 15.632 casos de sarampo, que resultaram em 305 óbitos.

As províncias do Uíge, norte do país, com 2.874 casos, e a do Bié, com 2.385 casos, foram as mais afetadas.

O Plano Estratégico de Eliminação do Sarampo 2014-2020 do Ministério da Saúde angolano prevê o reforço da vacinação de rotina e manuseamento correto dos casos de sarampo, campanhas nacionais, a introdução da segunda dose de vacinação contra a doença no calendário nacional de vacinação de rotina e vigilância epidemiológica ativa do sarampo.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório