EUA planeia eliminar gradualmente corantes artificiais dos alimentos

A agência que controla a qualidade alimentar e medicamentos nos EUA afirmou hoje que vai eliminar gradualmente os corantes artificiais à base de petróleo nos alimentos do país, desencadeando uma revisão de ingredientes de vários produtos.

Notícia

© Reuters

Lusa
23/04/2025 06:15 ‧ há 1 semanas por Lusa

Mundo

Estados Unidos

A Administração Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla inglesa), sob a alçada do secretário de Estado da Saúde, Robert F. Kennedy Jr., tomará medidas para eliminar os corantes sintéticos até ao final de 2026, disse o Comissário da FDA, Marty Makary, numa conferência de imprensa.

 

A agência estabelecerá um padrão e um cronograma para que a indústria mude para alternativas naturais, revogará a autorização para corantes que não estejam em produção nas próximas semanas e tomará medidas para remover os corantes restantes no mercado.

"Nos últimos 50 anos, temos estado a realizar uma das maiores experiências científicas não controladas do mundo com as crianças do nosso país, sem o seu consentimento", afirmou Makary.

A FDA tem defendido que os corantes aprovados são seguros e que "a totalidade das provas científicas mostra que a maioria das crianças não tem efeitos adversos quando consome alimentos que contêm aditivos de cor".

Leia Também: Czar das fronteiras dos EUA acusa 27 pessoas de serem membros do gangue

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas