Procurar

Argentina decreta sete dias de luto pela morte do Papa Francisco

As autoridades argentinas vão decretar sete dias de luto pela morte do Papa Francisco, que morreu hoje, às 07:35 (06:35 em Lisboa), na residência papal da Casa Santa Marta, no Vaticano.

Argentina decreta sete dias de luto pela morte do Papa Francisco

© Getty Images/Vincenzo PINTO / AFP

Lusa
21/04/2025 14:08 ‧ há 5 meses por Lusa

Mundo

Papa

"O Presidente da Nação decretará sete dias de luto pelo falecimento do Santo Padre" de nacionalidade argentina, anunciou o porta-voz da presidência argentina, Manuel Adorni, na rede social X (antigo Twitter).

 

Adorni caracterizou o dirigente máximo da Igreja Católica como "um líder espiritual e guia de milhões de homens e mulheres". "Que descanse em paz", acrescentou.

Pouco antes, o Presidente argentino, Javier Milei, já tinha lamentado a morte de Francisco, elogiando a "bondade e sabedoria", apesar "das diferenças" que foram publicamente expressas e que, nas palavras do próprio chefe de Estado, "hoje parecem menores".

Francisco morreu aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia.

Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.

O Papa Francisco esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março. A última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera de morrer.

Leia Também: Papa Francisco. Trump expressa condolências na sua rede social

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10