Procurar

Procuradoria-Geral dominicana investiga tragédia em discoteca

A Procuradoria-Geral da República Dominicana anunciou esta segunda-feira a abertura de uma investigação à tragédia ocorrida na passada terça-feira na discoteca Jet Set, em Santo Domingo, cujo teto desabou e provocou 226 mortos e mais de 180 feridos.

Procuradoria-Geral dominicana investiga tragédia em discoteca

© Getty Images

Lusa
14/04/2025 17:14 ‧ há 5 meses por Lusa

Fontes do Ministério Público dominicano referiram à agência noticiosa espanhola EFE que a procuradora-geral da República, Yeni Berenice, instruiu a Direção da Procuradoria e a Procuradoria de Santo Domingo para realizarem as investigações.

 

Uma investigação deste tipo procura apurar se existem responsabilidades ou falhas que possam ter contribuído para a tragédia.

A fim de determinar as causas do acidente, o Governo dominicano anunciou a criação de uma comissão de peritos nacionais e internacionais.

Segundo o Presidente da República Dominicana, Luis Abinader, devem ser dadas respostas ao país sobre "o que aconteceu, porque aconteceu e como aconteceu" a tragédia na discoteca.

Em relação à investigação técnica que está a ser realizada, o Gabinete Nacional Dominicano de Avaliação Sísmica e Vulnerabilidade de Infraestruturas e Edifícios (ONESVIE) espera que os resultados estejam disponíveis em cerca de três meses.

Segundo publicou a ONESVIE nas redes sociais, duas equipas de engenheiros estão a trabalhar na investigação, uma das quais está encarregada de fazer o levantamento dos vestígios e a outra das peças "para, depois, reproduzir o edifício tal como era, fazer um modelo e colocar toda a carga que tinha no telhado, entre outras coisas".

O objetivo é perceber o que aconteceu para que o telhado caísse sobre centenas de pessoas.

A família do cantor de merengue Rubby Pérez, que morreu no acidente, anunciou, entretanto, que vai processar os proprietários do estabelecimento de diversão noturna, pois considera que a causa do incidente foi negligência.

Segundo as autoridades dominicanas, 221 pessoas morreram no local, enquanto outras cinco morreram nos hospitais para onde foram transportadas.

Leia Também: Autoridades dominicanas atualizam para 226 número de mortes em discoteca

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10