Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Ir para o trabalho a pé ou de bicicleta melhora bem-estar

Pedalar ou caminhar até o trabalho aumenta o bem-estar. Esta é uma das conclusões do estudo da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, que revela ainda que trocar o carro ou os transportes por esta prática é uma forma de melhora a saúde mental, cita a BBC.

Ir para o trabalho a pé ou de bicicleta melhora bem-estar
Notícias ao Minuto

14:24 - 15/09/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Trocar o carro por caminhadas a pé ou de bicicleta no caminho entre a casa e o trabalho (e vice-versa) é uma das melhores formas de melhorar o bem-estar e, por consequência, a saúde mental das pessoas.

Esta é a conclusão de um estudo Universidade de East Anglia, no Reino Unido, que revela que as pessoas que trocaram a condução ou os transportes públicos por caminhadas ou ‘pedaladas’ passaram a apresentar melhores índices de concentração. Mais, o stresse também passou a ser menor.

O estudo, que teve por base dados recolhidos durante 18 anos, analisou vários aspetos da saúde psicológica, como sentimentos de infelicidade, fracasso perante certos problemas e falta de sono, conta a BBC.

Além disso, os investigadores procuraram ainda compreender outros fatores que possam afetar o bem-estar das pessoas, como é o caso do pagamento de despesas mensais, os filhos, mudanças de casa ou emprego e até mesmo namoros, casamentos e relações de amizade.

Dos 18.000 britânicos analisados, 73% disse que ia para o trabalho de carro, 13% fez o percurso a pé e 3% andou de bicicleta. Já 11% revelou utilizar transportes públicos para se deslocar. Aqueles faziam um trajeto mais ativo apresentaram um maior nível de bem-estar do que aqueles que se deslocavam de carro ou de transportes públicos.

Contudo, o estudo destaca ainda que todos aqueles que passaram a caminhar e a pedalar mais conseguiram ‘desanuviar’ mais e preocupar-se menos do que aqueles que mantinham o ritmo exaltado da condução, do trânsito e dos transportes.

Ao todo, foram cerca de 18 mil os britânicos intervenientes, todos eles entre os 18 e os 65 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório