Moscovo e Kyiv sem ataques a instalações de energia desde terça-feira

A Rússia e a Ucrânia não atacaram instalações energéticas desde terça-feira, 25 de março, dia em que os Estados Unidos anunciaram um acordo para uma trégua no setor, admitiu hoje uma fonte da administração ucraniana.

Agência nuclear ucraniana acusa Rússia de bombardear central de  Zaporijia

© Lusa

Lusa
27/03/2025 10:30 ‧ 27/03/2025 por Lusa

Mundo

Ucrânia

"Desde 25 de março, não assistimos a nenhum ataque direto da Rússia contra o setor da energia, por isso não atacámos" na Rússia, disse a fonte, na condição de não ser identificada, à agência francesa AFP.

 

Segundo o alto funcionário ucraniano, ocorreram oito ataques contra alvos energéticos na Ucrânia entre 18 e 25 de março.

"Dois com bombas aéreas e seis com 'drones'", acrescentou.

A aparente trégua abrange só as infraestruturas de energia, tendo as duas partes dado conta de ataques contra outros alvos na quarta-feira.

Os Estados Unidos anunciaram na terça-feira que a Ucrânia e a Rússia tinham concordado em pôr em prática um acordo sobre uma trégua nos ataques contra instalações de energia.

O acordo tinha sido falado anteriormente em contactos telefónicos separados do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com os homólogos russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Volodymyr Zelensky.

O anúncio de terça-feira seguiu-se a conversações separadas que representantes norte-americanos mantiveram no domingo e na segunda-feira, em Riade, com ucranianos e russos.

Leia Também: Coreia do Norte envia mais 3.000 soldados para a Rússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas