"Nazis receberam um melhor tratamento ao abrigo da Lei dos Inimigos"

Uma das juízas que analisa o bloqueio da Lei dos Inimigos Estrangeiros defendeu hoje que os Estados Unidos trataram melhor os nazis expulsos durante a Segunda Guerra Mundial que os quase 200 venezuelanos recentemente deportados para El Salvador.

Notícia

© Reuters

Lusa
25/03/2025 06:22 ‧ 25/03/2025 por Lusa

Mundo

Karen Henderson

"Os nazis receberam um melhor tratamento ao abrigo da Lei dos Inimigos Estrangeiros", frisou Karen Henderson, uma dos três juízes do painel programado para decidir sobre o recurso do Governo norte-americano contra o bloqueio temporário da lei pelo juiz federal James Boasberg, do distrito de Columbia.

 

"Desafiamos a analogia nazi", contrapôs a vice-procuradora-geral Drew Ensign, que defendeu durante a audição de hoje que a ordem de Boasberg representa "uma intrusão maciça e sem precedentes" nas políticas de imigração e segurança nacional do presidente Donald Trump.

Karen Henderson defendeu que a decisão de Trump de invocar a lei é "sem precedentes".

O magnata de Nova Iorque afirmou que o gangue criminoso transnacional Tren de Aragua (TdA) está a invadir o país e invocou a Lei dos Inimigos Estrangeiros e, 15 de março, uma lei de 1798 que permite que os estrangeiros sejam expulsos sem uma audiência judicial prévia.

O seu objetivo era acelerar a deportação dos venezuelanos para El Salvador, país que aceitou detê-los no Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot).

Desde 15 de Março que Boasberg bloqueia a implementação da lei, levando o governo e o próprio Trump a pedirem a sua destituição, questionando a separação de poderes nos EUA.

Embora os três juízes do tribunal devam decidir sobre o recurso nos próximos dias, Henderson decidiu hoje que o governo não deu aos venezuelanos deportados a oportunidade de provar que não eram membros do TdA e "colocou-os apressadamente em aviões com destino a El Salvador".

Nesse sentido, indicou que a ordem de bloqueio temporário de Boasberg parece fazer sentido.

"Se o governo defender isto, este sábado podem meter-me num avião e expulsar-me, alegando ser do TdA", acrescentou.

Por sua vez, um dos advogados que interpôs a ação coletiva contra a implementação da Lei dos Inimigos Estrangeiros no tribunal federal, Lee Gelert, disse ao tribunal de recurso que o governo está a usar "um atalho" para conseguir deportações sumárias de imigrantes.

Indicou ainda que eventualmente provarão que todos, ou pelo menos a maioria, dos venezuelanos enviados para El Salvador que não são membros do TdA e que este grupo criminoso não tem, de facto, uma "estrutura hierárquica" e não desencadeou uma invasão dos EUA, como alega o Governo.

Leia Também: Trump vai nomear diretora interina dos CDC definitivamente para o cargo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas